
Um vídeo postado em redes sociais gerou uma série de reclamações sobre a demora no atendimento no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), de Três Lagoas. Nas imagens, compartilhadas em um portal de notícias da cidade, a autora mostra imagens do local enquanto se queixava da espera por atendimento do lado de fora, abaixo de uma estrutura montada em frente ao hospital.
“A realidade é essa aqui, não tem muita gente (do lado de fora), lá dentro não tem ninguém, gente é obrigada esperar aqui nesse negócio quente, ninguém atende, ninguém faz nada, pessoa que tá passando mal, vai ficar passando mais mal ainda, no calor insuportável, mais de 40 minutos que não chama ninguém pra fazer teste, pra fazer consulta, pra fazer nada, ninguém vem aqui, não dá uma explicação, não fala o que ta acontecendo, a gente esperando no sol passando mal… é isso aqui, uma falta de consideração imensa”, desabafa.
Nos comentários da postagem, outros pacientes confirmam a demora e a dificuldade em conseguir atendimento no Hospital. Alguns relatam espera de até 4h e a falta de informação por parte dos funcionários.
Procurada pela reportagem do Cidadão MS, a Assessoria de Imprensa do Hospital Auxiliadora informou por meio de mensagem via WhatsApp que não está havendo demora, que o vídeo em questão se trata do atendimento para teste de Covid-19 que estão sendo realizados mas por conta de alta demanda, pode ocasionar em um maior tempo de espera.
A Assessoria de Imprensa informou também que a contratação de mais pessoal está sendo providenciada. “O vídeo se trata apenas do teste, e já estamos em processo de contratação para agilizar. O processo interno pode estar demorando pela alta procura dos testes para Covid”, esclareceu a assessoria.
Ainda de acordo com o HNSA, o aumento no tempo de espera pelo atendimento e testes de Covid está acontecendo no Pronto Socorro SUS e no Pronto Atendimento de Convênios, os atendimentos eletivos continuam normalmente.
“São situações que infelizmente estão acometendo todo o Brasil por conta da alta demanda dos atendimentos Covid. Estamos com 100% de lotação na UTI e muitos atendimentos no Pronto Socorro, atendendo pacientes suspeitos e confirmados Covid. Às vezes, essa demora infelizmente vai ocorrer, até porque soltamos um comunicado informando que iremos atender apenas urgência e emergência no Pronto Socorro SUS e demandas do Samu, Bombeiros e transferências. Outras UBSs e UPA irão dar o suporte para os atendimentos mais leves”, explicou a Assessoria que informou ainda, que avisos com orientações para o público estão afixadas no Pronto Socorro do Hospital