Governo Lula quer alterar marco legal das ferrovias; investimentos em MS podem ser afetados

Governo federal quer rever programa 'Pró-Trilhos de Bolsonaro sobre concessões e criar novo marco legal de ferrovias

Malha ferroviária no Leste do Estado, que inclui Três Lagoas e Aparecida do Taboado, faz parte dos 4 contratos de recuperação assinados entre Estado e a ANTT, pelo Programa Pró-Trilhos. - Arquivo

A malha ferroviária de Mato Grosso do Sul almeja há mais de dois anos a retomada de suas operações para o escoamento de produtos. O programa Pró-trilhos criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2021, daria a concessão das ferroviárias as empresas interessadas, no entanto, o atual presidente, Lula, anunciou que está elaborando um novo marco legal para o transporte ferroviário em todo o Brasil.

Desde 2021, foram 76 projetos submetidos a autorização pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Destes, 46 contratos foram assinados sendo que quatro são de Mato Grosso do Sul para a construção de ferroviárias em Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Maracaju e Dourados.

Em nota enviada ao Correio do Estado, a ANTT destaca que “somadas, essas quatro autorizações para o Estado totalizam 301 km de trilhos, R$ 4,50 bilhões em investimentos” e a geração de “31.668 empregos diretos e indiretos.”.

O programa de Bolsonaro criou a figura da autorização ferroviária, que deu aos empreendedores autonomia para sugerir trechos à ANTT.  Visto com bons olhos pelo setor, o Pró-Trilhos garante à iniciativa privada a possibilidade de construir suas próprias ferrovias, de acordo com o interesse de cada empreendedor.