
No último dia 25 de junho, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar de Brasilândia estiveram em Campo Grande para participar do processo formativo “MS Contra o Trabalho Escravo”, organizado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos).
O evento, coordenado pela Secretaria Executiva de Assistência Social da Sead, tem como objetivo formar um grupo de referência composto por gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este grupo será responsável por disseminar orientações e conteúdos essenciais sobre o combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas em áreas estratégicas de Mato Grosso do Sul.
Entre os palestrantes destacam-se Tatiana Chang Waldman, representante do programa educacional “Escravo, nem pensar!” da ONG Repórter Brasil, e Vitor Camargo de Melo, antropólogo e mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB.
O encontro visa sensibilizar os profissionais das redes estadual e municipal de Assistência Social sobre seu papel essencial na erradicação do trabalho escravo, além de fortalecer a articulação das redes locais de combate, oferecendo suporte aos trabalhadores resgatados e suas famílias quanto a direitos, programas sociais e riscos de aliciamento.
O processo formativo incluirá tanto encontros presenciais quanto virtuais, proporcionando uma abordagem abrangente e continuada sobre o tema.
A Prefeitura de Brasilândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, apoiou a participação dos servidores neste evento fundamental para a promoção dos direitos humanos e o combate ao trabalho escravo.