
O adiamento foi uma decisão conjunta entre presidência e diretoria da modalidade, que optaram por prezar pela saúde de todos que costumam estar envolvidos no evento, como organização, pilotos e suas equipes, imprensa e o público, responsável por tornar o espetáculo ainda mais bonito. “Claro que estamos ansiosos para o começo do campeonato, mas sabemos que temos que esperar. Até lá, traçaremos melhorias para fazer uma abertura digna, do jeito que o Campeonato Brasileiro de Motocross merece”, diz Wesley “Pakito”, diretor de Motocross da CBM.
Ele afirma que a esperança é de que até lá mais grupos de pessoas estejam imunizados e os leitos estejam com menor ocupação. O aviso dado com antecedência também permite que os pilotos e suas equipes possam se preparar sabendo o período de início das provas, com relação a treinos e logística. “Nisso eles fazem seus trabalhos da maneira como acham que devem ser feitos até agosto”, fala.
Além disso, o mês marca o fim do inverno, período mais propício para a propagação de vírus que causam doenças respiratórias, de acordo com estudos científicos como o do The Centre for Evidence-Based Medicine (CEBM), da Universidade de Oxford.
Até lá, é importante que todos cumpram os protocolos de higiene e segurança para frear a disseminação do SARS-CoV-2 e de suas variantes. “Devemos mantermos certas condutas à respeito da Covid-19. Usar máscaras, manter o distanciamento, evitar aglomeração, higienizar as mãos com álcool gel”, ressalta o médico da CBM, Sérgio Grizende, o “Doutor Osso”.
A ideia é de que pelo menos sete etapas sejam realizadas, como prevê o Regulamento do Campeonato Brasileiro de Motocross 2021.
Calendário provisório Brasileiro de Motocross 2021
15/08 – 1ª Etapa – 15/08 – Fagundes Varela – RS
27/08 – 2ª Etapa – 27/08 – Faxinal – PR
29/08 – 3ª Etapa – 29/08 – Faxinal – PR
12/09 – 4ª Etapa – 12/09 – Apiai – SP
03/10 – 5ª Etapa – 03/10 – Indaiatuba – SP
24/10 – 6ª Etapa – 24/10 – Três Lagoas – MS
07/11 – 7ª Etapa – 07/11 – Em Definição