
Em mais uma edição do projeto “ESA vai ao interior”, a Escola de Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul realizou em Três Lagoas, uma palestra sobre o Autismo e os Direitos da Pessoa com Autismo. A iniciativa foi da 2ª Subseção da OAB Três Lagoas, ESA/MS e UFMS.
Os temas foram debatidos com a médica neuropediatra Maria Eulina Quilião; a educadora física, pedagoga, especialista em psicopedagogia e especialista em psicomotricidade, Celemar Barros e a pedagoga e neuropsicopedagoga especialista em análise do comportamento aplicada ao autista, Ana Lara dos Santos.
O Presidente da Subseção, Tiago Martinho, agradeceu à OAB/MS pela realização do evento, e destacou a relevância do tema para sociedade. “Agradeço o Presidente Bitto Pereira pela realização de mais esse evento da ESA em nossa Subseção, e com temática tão importante no mês da conscientização sobre o autismo. A OAB mais do que órgão de classe, é porta voz da sociedade, e temas sensíveis como os que foram tratados nesse evento contribuem para o aprofundamento do debate sobre o que as pessoas têm vivenciado no dia a dia, e é discutido nos tribunais brasileiros acerca dos direitos das pessoas com autismo, muitas vezes negligenciados no âmbito público e privado”.
Já a Presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Raíssa Duailibi, falou sobre os processos de judicialização e os direitos que os pais e autistas possuem perante a lei.
O evento contou com a presença do Presidente da 2ª Subseção da OAB Três Lagoas Tiago Martinho, o Coordenador da ESA Nacional na região Centro Oeste Gustavo Gottardi, o Delegado da Escola Superior de Advocacia em Três Lagoas Edmilson Romanini, a representante do Conselho Seccional da OAB/MS Jackeline Torres de Lima, a Coordenadora do curso de Direito da UFMS Campus Três Lagoas Professora Dra Caricielli Maysa Longo e o Defensor Público Bruno Gobbo.