Escola de Superior de Advocacia de MS promove debate sobre os direitos da pessoa com Autismo em Três Lagoas

Temas foram debatidos com diversos profissionais, como médica, educadora especialista em psicopedagogia e em psicomotricidade e neuropsicopedagoga especialista em análise do comportamento aplicada ao autista

Foto: OAB

Em mais uma edição do projeto “ESA vai ao interior”, a Escola de Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul realizou em Três Lagoas, uma palestra sobre o Autismo e os Direitos da Pessoa com Autismo. A iniciativa foi da 2ª Subseção da OAB Três Lagoas, ESA/MS e UFMS.

Os temas foram debatidos com a médica neuropediatra Maria Eulina Quilião; a educadora física, pedagoga, especialista em psicopedagogia e especialista em psicomotricidade, Celemar Barros e a pedagoga e neuropsicopedagoga especialista em análise do comportamento aplicada ao autista, Ana Lara dos Santos.

O Presidente da Subseção, Tiago Martinho, agradeceu à OAB/MS pela realização do evento, e destacou a relevância do tema para sociedade. “Agradeço o Presidente Bitto Pereira pela realização de mais esse evento da ESA em nossa Subseção, e com temática tão importante no mês da conscientização sobre o autismo. A OAB mais do que órgão de classe, é porta voz da sociedade, e temas sensíveis como os que foram tratados nesse evento contribuem para o aprofundamento do debate sobre o que as pessoas têm vivenciado no dia a dia, e é discutido nos tribunais brasileiros acerca dos direitos das pessoas com autismo, muitas vezes negligenciados no âmbito público e privado”.

Já a Presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Autismo da OAB/MS, Raíssa Duailibi, falou sobre os processos de judicialização e os direitos que os pais e autistas possuem perante a lei.

O evento contou com a presença do Presidente da 2ª Subseção da OAB Três Lagoas Tiago Martinho, o Coordenador da ESA Nacional na região Centro Oeste Gustavo Gottardi, o Delegado da Escola Superior de Advocacia em Três Lagoas Edmilson Romanini, a representante do Conselho Seccional da OAB/MS Jackeline Torres de Lima, a Coordenadora do curso de Direito da UFMS Campus Três Lagoas Professora Dra Caricielli Maysa Longo e o Defensor Público Bruno Gobbo.