
Com a participação ativa de diversas entidades e órgãos públicos, o Projeto Escola Cidadã tem como público-alvo não apenas os alunos da escola, mas também os residentes do bairro e áreas adjacentes.
Ações em destaque:
1. Saúde em Foco:
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serão oferecidos testes rápidos para diversas doenças, atualização da carteira de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento básico odontológico, orientações sobre saúde bucal e prevenção da dengue, além de coleta de preventivo e orientações sobre tabagismo e primeira infância.
2. Assistência Social em Ação:
A Secretaria Municipal de Assistência Social estará presente com atividades como Zumba Kids, pintura facial para as crianças, cadastramento no CadÚnico (Bolsa Família), solicitação de 2ª via de certidão de nascimento e oficinas sobre elaboração de currículo e comportamento em entrevistas, a partir das 10h.
3. Empoderamento Feminino:
A Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense trará uma série de atividades voltadas para as mulheres, incluindo apresentações musicais com Pamela Estevam, palestras com coordenadoras da secretaria, e oficinas de artesanato com material reciclável e crochê.
4. Integração Familiar e Educação:
A Secretaria Municipal de Educação proporcionará momentos de integração entre pais e filhos com a realização de uma gincana, além de atividades manuais de colagem e pintura para crianças da Educação Fundamental.
5. Desenvolvimento Econômico e Financeiro:
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, haverá uma Sala do Empreendedor com serviços de formalização, alteração e impressão de DAS e SIMEI, além de um posto de atendimento da Receita Federal para serviços relacionados ao CPF. As crianças terão a oportunidade de conhecer um trator da agricultura familiar e participar de uma palestra sobre gestão financeira. O Banco Sicredi será um dos parceiros nessa ação.
O Projeto Escola Cidadã em Brasilândia demonstra o compromisso das instituições locais em promover o bem-estar e oferecer serviços essenciais à comunidade, reforçando a importância da integração entre escola, poder público e sociedade para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de todos.