Empresa do Brasilândia tem primeiro trator movido a biometano do Brasil

O modelo T6.180 Methane Power utiliza o gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos como combustível é comercializado pela New Holland Agriculture

Crédito: Canal Rural/Reprodução
Uma empresa do setor de suinocultura, com sede em Brasilândia (MS), adquiriu o primeiro trator movido a gás biometano do Brasil. O modelo T6.180 Methane Power utiliza o gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos como combustível é comercializado pela New Holland Agriculture.
Conforme as informações da revendedora, o trator biometano é produzido em Basildon, na Inglaterra e antes de estar disponível comercialmente no Brasil, já vinha sendo testado em território nacional desde 2017.

Para o diretor da empresa que adquiriu o trator afirma que o maquinário representa ganhos ambientais e operacionais para as fazendas do grupo, que abate cerca de 180 mil animais por ano e ainda possuí 33 mil bovinos, e uma produção de 1,6 mil hectares de soja e outros mil hectares de sorgo.

O trator movido a biometano utiliza energia limpa, renovável, que tem uma produção de CO2 muito menor que as demais e tem nível de consumo menor do que o diesel.

Ele também produz menos ruído em comparação com um trator comum.

Biometano

A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.

As fazendas que operam com o biometano podem se tornar não apenas produtoras de alimentos, mas também fontes de combustível, e os tratores movidos a gás são os facilitadores desse processo circular. Produtos residuais, como esterco de gado, podem se tornar valiosas fontes de combustível. Além de ser mais limpo de manusear ao reabastecer e durante a combustão no motor, o metano é um combustível prontamente disponível, o que permite que os produtores rurais comecem a reduzir sua pegada de CO2 imediatamente.