Embaixador da União Europeia fala de acordos com MS e meta de Carbono Zero

Ignacio Ybañez é mais um convidado do quadro de entrevistas, 'Papo das Sete'.

Foto: Reprodução

O embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, foi o entrevistado do quadro “Papo das 7″, do Bom Dia MS, nesta sexta-feira (26). Durante a entrevista o emissário falou sobre o andamento do acordo Mercosul, sobre o Carbono Zero em MS, além dos investimentos para o estado.

“Estamos num momento muito oportuno dentro da União Europeia com os presidentes das comissões. A maioria das negociações já foram feitas. Em 2019 fechamos parte do acordo e esperamos até o fim do ano concluir e finalizá-lo”, contou.

No agronegócio e na indústria, o embaixador afirmou sobre a potência no setor em MS para todo o mundo.

“O componente industrial vem crescendo no estado e as possibilidades de exportar esses produtos para os países da União Européia é muito grande e, sobretudo, atrai mais investimentos do grupo. Com o acordo, esses números poderiam crescer ainda mais sendo o primeiro parceiro”, afirma.
Sobre o projeto para tornar Mato Grosso do Sul um estado Carbono Zero até dois mil e trinta, o embaixador contou que conversou com o governador Eduardo Riedel (PSDB).

“Ontem tivemos uma reunião muito importante com o governo onde comprovamos as prioridades do lado da União Europeia e as prioridades do estado. Mato Grosso do Sul que tem uma potencialidade económica muito grande no âmbito do agro e cada vez mais no âmbito da indústria está fazendo esse esforço para chegar o carbono zero. Para nós é sem dúvida um desafio grande”, esclareceu.
Questionado se a União Europeia ajudaria com o financiamento para apoiar esse projeto de tornar Mato Grosso do Sul carbono zero até dois mil e trinta, Ybañez afirmou que a visita é justamente para apontar as prioridades do governo.

“Sem dúvidas, um pouco da ideia desta visita é precisamente ver onde estão as prioridades do governo do Mato Grosso do Sul e ver como elas concordam com essa prioridades da União Europeia e de diferentes projetos”.