
A senadora e candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, afirmou que, se for eleita, construirá um milhão de casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade. De acordo com ela, serão 250 mil unidades por ano de governo. A declaração foi feita durante encontro do Movimento dos Sem-Teto do Ipiranga (MSTI) na comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
Durante o evento, Tebet se emocionou ao falar sobre as medidas que tomou sobre habitação quando era prefeita da cidade de Três Lagoas (MS) e repetiu mais de uma vez que “casa própria é a porta de entrada da cidadania”.
— O que muda a vida de uma família é a casa própria — afirmou. — Ela é a porta de entrada da cidadania, da inclusão social, da saúde, da educação e da segurança pública.
Tebet disse que, se eleita, vai usar “áreas federais que hoje estão abandonadas pelo Brasil” para que estados e municípios possam erguer novas moradias.
A candidata ainda apresentou algumas propostas de governo, a maior parte delas relacionadas à desigualdade social. Entre elas, zerar a fila de espera para matrícula de crianças de 3 a 5 anos em escolas, combate à miséria, revisão dos valores pagos por serviços médico-hospitalares prestados por conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Poupança Jovem, um estímulo para que estudantes do Ensino Médio concluam o curso com o apoio de uma poupança com depósitos anuais.
Assim como tem feito durante todo discurso de campanha, Tebet criticou o orçamento secreto e afirmou que não falta dinheiro no Brasil, mas que parte do orçamento é desviado para pessoas que querem servir a si mesmas e colocar dinheiro público no bolso.
– Falta vontade política, falta sensibilidade do governo que virou as costas para o Brasil no momento em que o país mais precisava, atrasando vacinas. Esse governo pega o pouco dinheiro que tem para habitação e corta, congela e joga para outro lugar como orçamento secreto – afirmou a senadora.
A candidata ainda visitou um terreno que pertenceu à Petrobras e atualmente pertence à prefeitura da capital paulista, onde devem ser construídas habitações populares.
— Nós vamos aproveitar projetos de sucesso de municípios para incorporar dentro do nosso projeto. Por isso nós estamos aqui com com Max, Caio e nossos companheiros. É possível fazer diferente e dar dignidade para nossas mães e nossas famílias.
Tebet viajará para o interior de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro para fazer campanha. Sobre a propaganda eleitoral, que começa a ser transmitida pela televisão e rádio na sexta-feira desta semana, a candidata disse que o que o público pode esperar “a verdade”.
— Vamos apresentar propostas factíveis, possíveis e sem cometer jamais estelionato eleitoral, que é prometer aquilo que não dá para cumprir. O que as pessoas podem esperar de mim é a verdade — afirmou.