Eleita para representar o Brasil em encontro com o Papa Francisco, humorista Cris Wersom reflete: “O humor é divino”

Outros 200 comediantes do mundo inteiro participarão de evento no Vaticano marcado para 14 de junho

Eleita para representar o Brasil em encontro com o Papa Francisco, humorista Cris Wersom reflete sobre o humor — Foto: Divulgação/Vitor Vieira

Há pouco mais de um mês a humorista brasileira Cris Wersom recebeu um convite inusitado — segundo ela, o mais maravilhoso que já aconteceu. A artista foi escolhida para representar o Brasil em uma audiência exclusiva com o Papa Francisco, no Palácio Apostólico do Vaticano. O encontro está marcado para o dia 14 de junho. Outros 200 comediantes do mundo inteiro participarão do evento. Do Brasil, os eleitos foram ela e Fábio Porchat. Sim, apenas os dois.

Não à toa, Cris conta os dias para a viagem e admite que sua “ficha ainda não caiu”. A reunião com o pontífice procura estabelecer uma ponte entre a Igreja Católica e os principais protagonistas do campo do humor. Em sua mensagem de convite, o Papa Francisco destacou o impacto significativo da arte da comédia no mundo contemporâneo.

Passado o primeiro momento de impacto com o convite, a roteirista e atriz — atualmente no ar com o sitcom Tem que Suar, no Multishow — celebrou o chamado. “O humor é a chave para transformar vidas. Como performer da comédia, já ouvi de muitas pessoas que chegaram até mim e falaram: ‘eu estava em depressão e vi seu show ou vídeos e isso me ajudou, me alegrou’. O humor é um olhar para a vida. Um jeito de vê-la. Não é tirar sarro dela. Pelo contrário, é ter tanto respeito pela vida que você consegue rir com ela. É encontrar os dois lados em qualquer situação. Por isso, é tão transformador”, diz à GQ Brasil.

“Acho que todo mundo tem que cultivar o humor dentro de si. Inclusive, está comprovado cientificamente que dar gargalhada muda a energia da pessoa. Fazendo uma analogia a essa ida ao Vaticano: acho o humor divino”, completa.

A expectativa para o momento de “conhecer o Papa” é grande. A lista dos convidados ilustres também é tão especial quanto: Cris estará ao lado de Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon, Conan O’Brien, Chris Rock e Florinda Meza. “É um privilégio. A minha ansiedade é de participar, talvez, do maior evento da minha vida”, resume.

“Ainda não recebi o protocolo de como devo me comportar ou como deve ser meu contato com o Papa. Sei que existe um protocolo e acho bom me mandarem, pois seguirei ele ipsis litteris. Por enquanto, só sei que o dress code deve ser roupa escura e decente. Terei que comprar essa roupa. Roupa escura tenho, mas é decente? Creio que não. Não no nível do Vaticano”, diverte-se.