Eduardo Bolsonaro erra divisão dos estados e depois apaga postagem

Deputado colocou São Paulo, por onde foi eleito, na região Sul do país ao criticar reforma tributária, em pauta no Congresso

Eduardo Bolsonaro posta mapa do Brasil com São Paulo na região Sul e apaga post - Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) errou a localização dos estados brasileiros em uma publicação que fez em suas redes sociais. Em postagem crítica à reforma tributária, o parlamentar colocou a Bahia e Sergipe na região Sudeste e o estado pelo qual foi eleito, São Paulo, no Sul do país. Horas depois, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apagou a postagem e publicou nova versão do mapa.

A imagem original ainda desconsiderava algumas unidades federativas: Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins não foram contemplados. Isso ocorreu porque o desenho levava em conta a configuração antiga dos estados, de 1913, quando Tocantins e Mato Grosso do Sul ainda integravam Goiás e Mato Grosso.

Apesar de ter colocado o nome atual das regiões, a divisão geográfica correspondia ao modelo ultrapassado quando o Brasil era repartido em Setentrional, Norte Oriental, Central, Oriental e Meridional.

O post publicado às 13h50 desta quarta-feira afirmava que a reforma tributária aumentaria o preço da cesta básica. No final do dia, o deputado postou a nova versão.

O erro crasso gerou grande repercussão nas redes sociais. “Como pode um Parlamentar achar que Bahia e Sergipe ficam no Sudeste?”, questionou um influenciador.

Nesta quinta-feira, Eduardo postou novas críticas à reforma: “Não sou 95%, sou 100% contra a reforma tributária do PT. Lula quer aumentar impostos sobre alimentos para poder viajar com os amiguinhos e emprestar bilhões para narcoditaduras vizinhas. Quem paga essa conta é sempre o mais pobre. BASTA!”, escreveu em postagem desta manhã.