
Uma frente fria, vinda do sul do Brasil, atinge Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (3) trazendo chuva, queda nas temperaturas, céu nublado, nevoeiro e vento. As informações são do meteorologista Natálio Abrahão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, de perigo potencial e chuvas intensas, para municípios do centro, sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
Com isso, podem ocorrer ventos de até 60km/h e chuva de até 50 milímetros por dia em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Mundo Novo, Eldorado, Caarapó, Amambaí, Laguna Carapã, entre outros.
“Avisa quem sentir frio que prepare o casaco e usar a noite e madrugada porque o frio vem junto com o vento”, destacou Abrahão.
Uma massa de ar seca e quente estava estacionada no Estado provocando baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas, céu limpo e predomínio de sol em Mato Grosso do Sul.
Três Lagoas (35,6ºC) e Água Clara (35,3ºC) estavam entre as 20 cidades mais quentes do país nesta segunda-feira (2), segundo o Inmet.
As chuvas previstas para Mato Grosso do Sul serão suficientes para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar queda nas temperaturas.
A umidade relativa do ar indicada é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recomendações em casos de tempo adverso
- Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
- Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
- Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.
-
Outono
O outono começou em 20 de março e termina em 21 de junho de 2022 em Mato Grosso do Sul.
A tendência é de que massas de ar frio ocorram de forma mais frequente no Estado.
Na estação de outono, as chuvas começam a reduzir no interior do país e as primeiras impulsões de massa de ar frio começam a surgir.
O outono 2022 em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas entre 40% e 50% abaixo da média, de acordo com prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).
O maior período de estiagem ocorrerá entre os meses de maio e junho.
As principais características do outono são diminuição das chuvas, seca, estiagem, dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, perda de folhas de árvores e aparecimento de frutas em plantas.
O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.