
A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS) renovou, por mais 5 anos, o contrato de fornecimento de gás natural para a Usina Termelétrica (UTE) William Arjona, em Campo Grande.
O compromisso com o desenvolvimento do Estado e vigência do novo contrato começou no mês de fevereiro, com final datado para janeiro de 2027. Existe, ainda, a possibilidade de prorrogação após este período.
A quantidade diária de gás contratada é de 1.350 mil m³, sendo possível a duplicação desse volume.
A UTE William Arjona foi reativada em julho de 2021, após 4 anos sem operação. Possui 190 megawatts, podendo abastecer mais de 50% de Campo Grande.
A reativação foi realizada pela Delta Geração, empresa do Grupo Delta Energia.
Segundo o diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, a assinatura do contrato é muito importante para a MSGÁS.
“Isso garante segurança jurídica para a usina, que fornece energia elétrica para a população, gerada a partir do gás natural. Além disso, para o Estado é mais um enorme incentivo ao desenvolvimento, reforçando o compromisso da Companhia e do Governo com a retomada do crescimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor-presidente.
Para o presidente da Delta Geração, Luiz Fernando Leone Vianna, a gás natural tem potencial para ser uma fonte enérgica cada vez mais relevante.
“Dados recentes divulgados pela Empresa de Planejamento Energético (EPE) apontaram que a matriz energética brasileira irá incorporar, até 2029, aproximadamente 23 GW de térmicas a gás natural”, disse.
Ele ainda acrescenta que, “por meio do contrato com a MSGÁS, a usina William Arjona estará contribuindo com a transição energética e poderá continuar apoiando o setor elétrico brasileiro”, explica Vianna.
Importância do gás natural
O gás natural como fonte de energia versátil, consegue substituir os derivados do petróleo e outros derivados.
Pode ser usado nos automóveis, como alternativa à gasolina e ao álcool. Substitui, também, o óleo combustível, o diesel, os carvões mineral e vegetal e o urânio nas centrais termoelétricas.
Além disso, trata-se de um combustível que não deixa resíduos, nem cinzas.
A UTE William Arjona
A UTE William Arjona foi a primeira termelétrica do país a utilizar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia.
Foi Inaugurada em 1999, ficando localizada em Campo Grande. Permaneceu inativa desde 2017, até ser reativada em 2021.
A usina tem capacidade para consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia, quando todas as turbinas são colocadas em funcionamento.