Desafios da gestão municipal de saúde durante a pandemia

Em entrevista ao Cidadão MS, a secretária de Saúde, Eliane Furio, faz um balanço sobre a pandemia, ações do município e pede a colaboração da população

Para Eliane, “é triste a gente falar que depois de um ano de pandemia, tenhamos que intensificar a fiscalização, porque eu acho que as pessoas já sabem como lidar com a doença”, lamenta a secretária que pede pelo apoio da população. Foto: Cidadão MS

A pandemia completa um ano em um cenário pouco animador. Aumento no número de infectados e de mortes, novas variantes do vírus, falta de leitos e campanhas de vacinação sendo interrompidas pela falta de doses. Em contrapartida, estados e municípios se mobilizam para fortalecer a rede de atendimento, reduzir a circulação de pessoas para frear o contágio e intensificar as fiscalizações para impedir aglomerações.

Para saber mais sobre os desafios da gestão municipal de saúde durante a pandemia, a reportagem do Cidadão MS conversou com a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Fúrio, para entender a crise sanitária sob a perspectiva de quem está na linha de frente do combate a Covid-19.

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Eliane Fúrio já atua na rede pública de Três Lagoas há 16 anos. Mesmo com seu preparo e experiência em  Saúde Pública e Saúde da Família, a titular da pasta revela que assumir uma secretaria é algo desafiador e gerir os recursos, estratégias e ações durante a pandemia requer apoio e autonomia. “Assumir uma secretaria em uma pandemia é um desafio enorme, mas que eu recebi com grande orgulho. Desde o início, tive todo o apoio do prefeito Angelo Guerreiro, que sempre me deu autonomia para escolher minha equipe de trabalho e pensar e executar as ações de saúde necessárias para o município”, explica.

Assim como para muitos profissionais de saúde, a pandemia é sem dúvida o maior desafio na carreira e para a secretária, a principal dificuldade é ter que lidar com uma doença desconhecida. “O fato de ser algo novo é a grande questão. Ainda estamos escrevendo esta história e acho que esse é o nosso grande desafio, lidar com algo novo, tentando acertar sempre, e sempre fazendo avaliações diárias de todos os cenários”, pontua.

Eliane está à frente da Secretaria de Saúde desde 2017, e conta que a gestão municipal é feita com base em diálogo entre equipes, juntamente com o prefeito, mas que a autonomia e o embasamento técnico são pilares.

“Sempre discutimos sobre nossas ideias, o prefeito Angelo Guerreiro sempre expõe suas ideias, sua visão e sempre conversamos muito sobre as ações a serem adotadas, mas sempre nos deu total liberdade, pois ele sabe o quanto esta autonomia é importante para uma secretaria técnica como é a da Saúde”.

Sobre o relacionamento com o Governo do Estado, a secretária revela a relação estreita e diária com as equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com o próprio secretário, o médico Geraldo Rezende. “Temos total acesso a toda equipe técnica da Saúde do Governo do Estado. Temos conversas diárias e eles estão sempre preocupados com a nossa cidade. Acredito que nesse momento, essa união de forças é muito importante e contar com a presença do Estado em Três Lagoas é fundamental”, avalia a secretária.

Ações do município

Com 94 casos da doença e quatro mortes, conforme consta no último Boletim Epidemiológico, divulgado no dia 16 de março, a Secretaria de Saúde segue mobilizando recursos para a implantação de ações que melhorem o atendimento da população.

Seis unidade de saúde passaram a atender em horário estendido, das 7h às 21h, novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foram abertos, somando 30 no total; formação e atuação do Comitê de Enfrentamento a Covid-19; fiscalização para conter aglomeração e garantir o cumprimento dos decretos municipais e estaduais; e a cidade passou a integrar o consórcio da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra direta de vacinas caso autorizado pelo Governo Federal.

A secretária destaca a importância da atuação do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, tanto na discussão de ações, quanto na fiscalização. “O Comitê é de suma importância e sempre esteve presente de forma ativa na gestão. Nos reunimos semanalmente e discutimos várias ações e estratégias e por conta da alta nos casos, intensificamos as fiscalizações, que contam sempre com o suporte e presença da Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e Ministério Público”. 

Para Eliane, “é triste a gente falar que depois de um ano de pandemia, tenhamos que intensificar a fiscalização, porque eu acho que as pessoas já sabem como lidar com a doença”, lamenta a secretária que pede pelo apoio da população.

“Nesse momento é cada um fazer a sua parte, continuem usando máscara, mantendo o distanciamento, porque a gente precisa que cada um faça sua parte. Nossos profissionais de saúde são verdadeiros guerreiros, nós não paramos nem um minuto, muitos ficaram doentes, muitos precisaram ser afastados, mas nós não paramos, e hoje, diante deste novo pico, desta alta de ocupação, todo mundo continua trabalhando muito, apesar do cansaço”, desabafou. 

Sobre os números de casos e mortes, Eliane Fúrio esclarece que “quando temos uma alta taxa de internação, é comum que o número de óbitos também aumente, são números reais, infelizmente. A Secretaria Municipal de Saúde faz a parte dela na tentativa de abrir novos leitos, de abrir unidade noturna, fortalecer nossa UPA, fortalecer nossa Rede de Atenção à Saúde. Só que isso tudo não basta se não tivermos o apoio da nossa população”.

Otimista, Eliane fala que muito trabalho ainda precisa ser feito e que espera uma grande campanha de vacinação. “Temos aí uma grande campanha de vacinação, estamos na luta e temos ainda muitos desafios pela frente. Estamos recebendo vacinas, mas infelizmente ainda não é em grandes quantidades, mas se Deus quiser vamos ter que trabalhar com uma grande campanha de vacinação em massa”.

Sobre a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas é formada pelos seguintes departamentos: Diretoria de Saúde, Departamento de Assistência à Saúde, Departamento Administrativo e Financeiro, Departamento de Saúde Coletiva, Departamento de Relações Institucionais, Departamento de Vigilância e Saneamento.

Sobre a titular da pasta

Eliane Fúrio é enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem especialização em Saúde Pública e Saúde da Família. Está há 16 anos na saúde pública de Três Lagoas, onde trabalhou no antigo PAB, na Unidade de Saúde da Vila Haro e na Clínica da Mulher e, desde 2017, está na Secretaria Municipal de Saúde, quando exerceu cargo de diretora de saúde.