Cursos de Direito de Campo Grande e Três Lagoas recebem selo OAB Recomenda

Nesta edição, das 1.896 graduações em Direito no Brasil, 192 foram premiadas.

Fotos: Rose Pinheiro

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reconheceu os cursos de Direito da Faculdade de Direito (Fadir), na Cidade Universitária, e do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) com o selo nacional “OAB Recomenda”, devido à qualidade do ensino oferecido. A 7ª edição do prêmio foi realizada nesta quarta-feira, 16, em Brasília.

Em breve, as placas do selo OAB Recomenda serão levadas à Cidade Universitária e ao Câmpus de Três Lagoas

O reitor Marcelo Turine esteve presente na cerimônia e comemorou a elevação dos indicadores dos cursos da UFMS. Para ele, o selo traz ainda mais reconhecimento à Universidade e valoriza a trajetória de estudantes e egressos. “Isto representa um currículo cada vez melhor, para os nossos alunos, para os que estão no mercado de trabalho, em concursos públicos ou advogando. É a UFMS melhorando seus indicadores acadêmicos, científicos e de empregabilidade”, ressalta.

Para a vice-reitora Camila Ítavo, o selo é uma conquista para a comunidade universitária. “Representa eficiência na aprovação do Exame da Ordem, uma boa avaliação do curso e  uma dedicação mútua, dos estudantes, dos professores e dos técnicos, que mostraram a qualidade dos cursos de Direito da UFMS”.

O reconhecimento é concedido aos cursos que têm desempenho de excelência na formação de jovens advogados. Nesta edição, das 1.896 graduações em Direito no Brasil, 192 foram premiadas.

O presidente nacional da Ordem, José Alberto Simonetti, afirma que é preciso homenagear e celebrar a responsabilidade e o compromisso dos cursos de Direito no país. “Se vocês estão aqui, hoje, é porque as Instituições de Ensino Superior que representam merecem o reconhecimento da Ordem, por sua proficiência e eficácia no ensino”, declara.

O cálculo do indicador do selo de qualidade foi desenvolvido pelo professor da UnB e secretário de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), Mário Luiz Rabelo.

A avaliação utiliza critérios objetivos para a análise dos cursos, como os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

É a quarta vez que o curso de Direito da Fadir recebe o selo de qualidade. “Mais uma vez, ganhamos a outorga OAB Recomenda. Em decorrência da avaliação dos últimos três anos do nosso curso, conseguimos estar entre os melhores do Brasil. Isso enobrece a Fadir!”, celebra o diretor da Faculdade de Direito, Fernando Lopes Nogueira.

O curso de Direito do CPTL recebe o reconhecimento da OAB pela terceira vez. “É uma construção. Diuturnamente, a gente tem trabalhado para melhorar a qualidade do nosso curso e promover cada vez mais o ensino de qualidade”, reforça Caricielli Longo, coordenadora do curso no Câmpus de Três Lagoas.

A conselheira federal da OAB e professora de Direito Penal da Fadir, Andrea Flores, diz que o prêmio demonstra que a UFMS está no caminho certo. “É a demonstração de que aquilo que, com muito amor, ensinamos aos nossos alunos, está surtindo efeito e tendo reflexos. Todos os nossos professores estão de parabéns”.

Rejane Alves de Arruda é professora de Direito Processual Penal e também elogia a dedicação de todos. “Esse prêmio representa uma recompensa por todo o trabalho que tem sido exercido, não só pelo corpo de professores, mas também pela reitoria e, principalmente, pela comunidade acadêmica, que se dedicou e se empenhou durante estes três anos que a OAB fez questão de avaliar”, diz.

Os professores da Fadir estavam em Brasília para a solenidade de posse da conselheira do Conselho Federal, Andréa Flores, no dia 15 de março.