
O curso de robótica da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi auxilia no desenvolvimento dos alunos, compartilhando conhecimentos, debatendo ideias e refletindo como encontrar respostas e imaginar novas possibilidades através da montagem de robôs com peças de LEGO. Confira como funciona a rotina das aulas do curso.
Aquidauana – As temporadas amarela, verde, roxa e cinza construíram com as ferramentas do Kit WeDo os robôs: mosca, berço e desafio. Eles tiveram auxílio da monitora e realizaram as montagens em equipes de montadores e programadores.
Chapadão do Sul – Em um evento especial para comemorar o Dia das Crianças, os estudantes da robótica tiveram uma aula descontraída, fazendo montagens livres e expondo a criatividade, mostrando o desenvolvimento adquirido durante o curso. Eles receberam uma lembrancinha confeccionada pela equipe Sesi ao final do dia.
“Cada dia que passa tenho orgulho de fazer parte da equipe Sesi e ter o privilégio de estar aprendendo cada dia com meus alunos, porque nosso aprendizado é diário”, contou a monitora da turma.
Aral Moreira – Os alunos da temporada azul do curso de iniciação tecnológica “LEGO” construíram um mecanismo capaz de empilhar os contêineres com as ferramentas do Kit WeDo, por meio do fascículo 3 – Max e Mia: A carta.
Costa Rica – Os estudantes da temporada amarela foram apresentados às peças principais da montagem do robô goleiro. Para realizarem a montagem, eles dominaram as técnicas por meio da leitura dos manuais antes de partirem para prática.
Laguna Carapã – A temporada verde do Projeto Lego Robótica montou um robô armadilha, com auxílio da leitura do conteúdo de montagem disponibilizado pelas monitoras e com as maletas do Kit WeDo.
Nioaque – Através do livro “Aventuras de Max e Mia”, os estudantes realizaram a montagem do robô preguiça, com auxílio do Kit WeDo e das monitoras para atingirem o melhor resultado possível.
Ponta Porã – Os estudantes da Robótica e Scratch participaram de atividades direcionadas através dos fascículos e temas multidisciplinares para aprenderem mais a fundo sobre a montagem dos robôs com peças de LEGO. “Usar metodologias diferenciadas facilita uma melhor aprendizagem junto com as tecnologias de informação”, explicou a monitora.
Porto Murtinho – Alunos da temporada amarela construíram um modelo goleiro, identificando as peças (polia, motor e correia) na hora da montagem e usando uma bolinha de papel na programação. Os estudantes foram divididos em equipes para realizarem a atividade.
Três Lagoas (Vila Nova) – Os alunos da temporada azul montaram o robô peixe pescador. Em cada equipe tinha um e um montador, um organizador e um programador para que tudo saísse como aprendido na leitura do fascículo.