Com o preço do combustível nas alturas, veja dicas para economizar

Manutenção preventiva e velocidade constante no trânsito são algumas das dicas

Foto: Reprodução

A última alta de combustível anunciada pela Petrobras, na última sexta-feira, deixou milhões de brasileiros desesperados, e não foi diferente em Mato Grosso do Sul.

O aumento já é o segundo do ano e o maior desde janeiro de 2021. Na ocasião, a gasolina ficou 10,2% mais cara, enquanto o diesel subiu 15,2%. Dessa vez, o reajuste fez com que a gasolina chegasse a casa dos 18,7% e o diesel a 24,9%.

Em meio a tantos problemas, uma das perguntas que mais se escuta da boca dos brasileiros é: como economizar combustível? O que muitas pessoas não sabem é que atitudes simples podem ajudar nessa tarefa. Vale tudo na hora de economizar, inclusive abdicar de alguns “luxos”, como, por exemplo, desligar o ar-condicionado.

Veja algumas dicas para economizar:

1- mantenha o tanque cheio
O mecânico Durval Vilela Neto explica que manter o tanque do veículo cheio é uma das alternativas eficazes para economizar “manter o tanque do veículo sempre o mais cheio possível torna a evaporação menor.”, ressalta A atitude consequentemente diminui o consumo.

2- Mantenha uma velocidade média de aceleração
Outra dica para ter uma economia considerável é estar atento ao movimento do trânsito. Segundo Durval, manter a velocidade média durante o tráfego em área urbana ajuda a diminuir a intensidade do funcionamento do motor, e, dessa forma, contribui com a economia.

3- Esteja sempre com pneus calibrados e alinhados
O mecânico salienta sobre a importância do veículo estar sempre com os pneus calibrados e com alinhamento das rodas correto, pois deixam o carro com peso em excesso, prejudicando o desempenho do veículo e aumentando o consumo de combustível.

4- Permaneça com a manutenção preventiva em dia
Durval ressalta que a dica mais importante de todas é a manutenção preventiva da injeção eletrônica, que inclui: verificação de velas de ignição e cabos; limpeza de bicos injetores e limpeza de TBI; e troca de óleo e filtros recomendados pelo fabricante.

Além disso, o condutor deve fazer a substituição de óleo e filtros com o prazo de 6 meses ou 7000 quilômetros percorridos. “No caso, pra economia, é essencial a substituição do filtro de combustível neste prazo.”, pontua o mecânico.

Conforme o profissional, para que o condutor perceba de fato a diminuição no consumo de combustível é necessário que todas as dicas sejam feitas juntas. Separadamente elas não serão a solução para a vida dos cidadãos.

“Porque a economia do combustível em cada uma delas é mínima, mas a soma de tudo isso com o tanto de km que veículo anda vai ter resultado positivo. É visível.”, termina.

E a regra dos 70%?

Para o mecânico a regra dos 70% não se aplica a todos os veículos. “No álcool o carro acaba consumindo mais combustível. Alguns consomem menos, outros mais. Isso depende de cada modelo, cada motor. Então a regra não é 100%.”, acrescenta.

Outras dicas para economizar

Respeite a troca de marchas;
Uso do ar-condicionado;
Não acelere com o carro desengatado;
Evite levar muito peso no carro;
Verifique a pressão dos pneus;
Não acelere com o carro parado no farol.