
A tabela do campeonato sul-mato-grossense de 2021 foi divulgada nesta semana, pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Segundo o regulamento, a competição terá um novo formato neste ano, com os 10 times divididos em dois grupos de 5 clubes cada.
A tabela do estadual indica que os primeiros jogos serão disputados já no próximo domingo (28), com quatro confrontos. Segundo o calendário de partidas, a última equipe a estrear será o Operário, que só tem jogo marcado para 17 de março, quando enfrentará o atual campeão Águia Negra no estádio Morenão.
De acordo com o novo sistema de disputa, classificam-se à segunda fase os três primeiros colocados de cada grupo, e o último lugar de cada chave é rebaixado. Na segunda fase, as seis equipes jogarão entre si em turno e returno, sagrando-se campeã a que obtiver mais pontos. Em 2021, disputarão o campeonato estadual de Mato Grosso do Sul: Comercial, Operário, Águia Negra, Aquidauanense, Costa Rica, Serc, Três Lagoas, Dourados AC, União ABC e Novoperário.
No campeonato de 2020, caíram de divisão Pontaporanense e Cena. Corumbaense e Maracaju, que estavam classificadas para as quartas-de-final do campeonato do ano passado, e acabaram desistindo por problemas financeiros, foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) e só poderão disputar competições oficiais em 2023. Com isso, quatro vagas foram abertas para os times que disputaram a Série B no início deste ano. Dourados AC, Novoperário, Três Lagoas e União ABC conquistaram o acesso.
O atual bicampeão estadual é o Águia Negra, que conquistou títulos consecutivos diante do Aquidauanense. O maior campeão do torneio é o Operário, com 11 títulos, seguido do Comercial, com 9. O Águia Negra, da cidade de Rio Brilhante, é o time com mais títulos no interior do estado, com 4 conquistas.
Confira a tabela completa do estadual de 2021 clicando aqui!