
Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, artesãs e artesãos da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (Aclams), de Três Lagoas, e da comunidade indígena Ofaié, em Brasilândia,representaram o artesanato sul-mato-grossense na maior feira de decoração e utilidades da América Latina, a ABCasa Fair 2023, que ocorre duas vezes por ano, em São Paulo (SP).
Realizado no mês passado, o evento contou com um estande da companhia, reunindo peças e produtos de nove projetos sociais apoiados pela empresa em todo o País com o objetivo de fomentar negócios e abrir portas para novos mercados consumidores.
“A Suzano tem a meta de mitigar desigualdades sociais nas comunidades onde mantém operações e uma das ações para alcançarmos esse objetivo é colaborar para o fortalecimento de instituições e comunidades locais como a ACLAMS e Ofaié.
Além de colaborar para os negócios desses grupos, estar na maior feira do segmento na América Latina é uma chance de compartilhar histórias, trocar experiências e acompanharem as novas tendências deste mercado.
Na Suzano, nós temos um direcionador que só é bom para nós se for bom para o mundo, e fortalecer o artesanato regional é preservar a história, valorizar a cultura local e gerar trabalho e renda para diversas famílias”, afirma Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social na Suzano.
Além de apresentar a cultura regional, artesãos e artesãs dos programas Arte Feita à mão, da ACLAMS, e Programa de Sustentabilidade Indígena Ofaié – ambos apoiados pela Suzano – conseguiram espaço para mostrar seus trabalhos e se conectarem com empresas e futuros clientes em potencial.
Para Aline Araújo, presidente da ACLAMS, o convite da empresa para participar do evento foi uma grata surpresa, e uma importante oportunidade para a instituição.
“A ABCasa Fair é uma feira tão grandiosa, que faz com que a gente saia daquela caixinha e abra os nossos horizontes e, por isso, essa parceria com a Suzano é tão importante, por nos fazer sair da nossa ‘caixinha’. Além disso, saber que o nosso artesanato pode ser reconhecido não só em Três Lagoas e região, mas no Brasil e no mundo foi muito gratificante. Ver as pessoas ali, conhecendo as nossas peças, que para nós aqui são peças tradicionais, do nosso dia a dia, e perceber a felicidade delas, foi muito importante”, revela.
A artesã comenta que a vitrine proporcionada pelo projeto da Suzano e a ABCasa Fair deixou a associação animada com o futuro.
“Tivemos muitos acessos nas nossas redes sociais e muitas pessoas perguntando como poderia adquirir nossas peças depois do evento. Vendemos alguns produtos na feira e estamos em negociações para futuras comercializações. Inclusive, tem até uma empresa que gostaria de trabalhar conosco. Uma empresa de barbante para a gente ensinar pessoas a fazer peças em macramê em barbante. Eu acho que daí vai surgir uma outra parceria”, complementa.
Em parceria com a ABCasa Social, o espaço da Suzano na ABCasa Fair 2023 contou com a participação de projetos sociais apoiados pela empresa nas regiões de Jacareí (SP), Cunha (SP), Suzano (SP), Imperatriz (MA), Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES). Foram expostos produtos confeccionados de forma artesanal e sustentável.
Durante os três dias de evento foram realizadas 698 vendas entre os nove projetos apoiados pela Suzano em todo Brasil, gerando uma receita bruta de mais R$ 32,7 mil reais, sem considerar pedidos posteriores e parcerias feitas durante o evento, que podem gerar ainda mais oportunidades no futuro.
A feira é realizada duas vezes por ano no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne mais de 400 fornecedores em atacado. A próxima edição da feira está marcada para agosto deste ano.