
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, abriu inscrições para o programa Mais Médicos com prioridade para a contratação de profissionais brasileiros formados no país. São 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, são 52 vagas disponíveis.
O programa, que tem o objetivo de garantir atendimento médico em regiões de vazios assistenciais, dá aos contratados cursos de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis. As vagas estão abertas desde a sexta-feira (26), com inscrições até o dia 31 de maio.
Conforme o edital, os profissionais poderão atuar pelo programa durante 4 anos, podendo o período ser prorrogado por mais 4 anos.
Atualmente, mais de oito mil médicos atuam no Mais Médicos e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de mil vagas inéditas para a Amazônia Legal. Em Mato Grosso do Sul, atualmente, existem 329 profissionais do programa atuando no Estado, segundo o Ministério da Saúde.
Incentivos para contratações
Como incentivo à permanência dos profissionais nas funções, os convocados podem passar por especialização acadêmica em Medicina de Família e Comunidade e também cursar mestrado em Saúde da Família. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que 41% dos participantes do programa desistem em busca de capacitação e qualificação.
Os aprovados também recebem incentivos proporcionais ao valor da bolsa pela permanência no programa e para atuarem em regiões de vulnerabilidade. Os médicos alocados nessas regiões, ao permanecerem por 48 meses, poderão receber incentivo de R$ 120 mil – equivalente a 20% do total recebido no período. Para atrair médicos formados com auxílio do FIES (Financiamento Estudantil), esses profissionais também poderão receber até R$ 475 mil de incentivos, de acordo com critérios de localidade, tempo de atuação e valor da dívida.
Como se inscrever
Interessados em aderir ao programa devem acessar o SGP (Sistema de Gerenciamento de Programas até o dia 31 de maio: https://maismedicos.saude.gov.br. Após a validação da inscrição, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência entre os dias 1 e 5 de junho.
Entre os critérios para alocação dos profissionais estão fatores relativos à titulação, formação e experiência prévia. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, assim como os com maior tempo de formado e os de maior idade.