Cassems inicia projeto piloto de Telessaúde com medicina preventiva em Três Lagoas

A nova modalidade é uma alternativa para que o beneficiário tenha acesso aos profissionais de saúde de maneira mais prática e com segurança.

Foto: Ascom Cassems

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) deu o primeiro passo para implementar o programa Telessaúde Cassems, que irá ampliar o acesso à assistência médica especializada do plano de saúde. O projeto piloto teve início na quarta-feira (23), com atendimento de medicina preventiva por meio de consultório híbrido de atendimento aos beneficiários de Três Lagoas.

Nesse modelo de atendimento, os beneficiários podem ir até a unidade Cassems mais próxima da sua casa e realizar consulta on-line com um médico da nossa rede. A nova modalidade é uma alternativa para que o beneficiário tenha acesso aos profissionais de saúde de maneira mais prática e com segurança.

O superintendente da diretoria de Assistência à Saúde da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Alan Carlos Arrais, destacou o papel do novo programa. “Hoje o que nós iniciamos é um projeto estruturado de telessaúde com o objetivo de levar o atendimento médico de especialidades que são mais difíceis por disponibilidade de profissionais aos locais mais distantes com o intuito de atender as necessidades de todos os nossos beneficiários”.

Conforme o coordenador da Central de Monitoramento Hospitalar da Cassems, Alessandro Falchembak, durante o período de teste, o projeto também atenderá beneficiários de outras cidades de Mato Grosso do Sul e terá especialidades como cardiologia e neurologia. “Esse novo projeto vem para conectar o paciente ao médico através da plataforma de telemedicina da Cassems, onde temos um prontuário único, e o acesso ao cuidado fica mais direcionado”, destacou.

Telessaúde na pandemia

O uso de tecnologias de informação e comunicação sempre estiveram presentes na Caixa dos Servidores. A prática da telessaúde se tornou necessária durante a pandemia de Covid-19 para evitar que os pacientes saíssem do isolamento para procurar os serviços de saúde.

Desde então a estruturação para o uso do método está sendo aprimorada pelo plano de saúde. De acordo com dados da Diretora de Assistência à Saúde da Cassems, entre janeiro e maio deste ano, foram agendadas cerca de 1.400 consultas virtuais.