Brasilândia participa de reunião sobre sustentabilidade dos serviços de resíduos sólidos

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã da última terça-feira (28), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Madeira, acompanhado de seu Adjunto, Jorge Olivi, estiveram no auditório do IMASUL, em Campo Grande, para a reunião intitulada “Desafios para a Regionalização e Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos Sólidos no Estado de Mato Grosso do Sul”.

A reunião contou com representantes do IMASUL, SEMAGRO, TCE-MS, MPMS, ASSOMASUL e da Secretaria de Saneamento Básico ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Na apresentação verificou-se os avanços que o Estado de Mato Grosso do Sul fez quanto à Gestão de Resíduos Sólidos, principalmente após o início do Programa em parceria do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas de MS (Projeto Resíduos Sólidos – Destinação Adequada).

Brasilândia se destacou por duas vezes na fala do técnico do TCE-MS, Fernando Bernardes, quanto à instalação e operação da Unidades de Triagem de Resíduos (UTR), da Associação Brasilandense de Agentes Ambientais(ASSOBRAA) e Transbordo com destinação final adequada dos resíduos sólidos.

“Novos desafios vêm pela frente, com a necessidade de promover a sustentabilidade financeira dos serviços de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos”, comentou.

PEDIDOS AO IMASUL E SEMAGRO

Na oportunidade, o secretário da pasta também conversou com o Diretor-Presidente do IMASUL, Sr. André Borges e, entregou uma solicitação de informações sobre o andamento de licenças ambientais para o setor de suinocultura do município, que hoje se destaca como referência do Estado.

O representante de Brasilândia também esteve em contato com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruk (SEMAGRO), na qual também solicitou informações sobre a destinação de equipamentos ao Município.