
A Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, promove nesta sexta-feira (24/05), no plenário da Câmara Municipal, a Capacitação com o tema: “Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: Desafios e Possibilidades no Atendimento”.
A capacitação é realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul junto com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher e tem como objetivo fortalecer toda a rede de apoio na escuta ativa de mulheres em situação de abuso e violência.
Isabela Souza, secretária da pasta, apresentou toda a sua equipe para os presentes e destacou a importância da capacitação para a Rede de Proteção em Brasilândia. “A Secretaria da Mulher Brasilandense tem a responsabilidade de atender, mas também é fundamental a capacitação para que possamos oferecer um serviço de qualidade”, disse.
Cibele Thiago, esposa do prefeito Dr. Antonio, que estava cumprindo outros compromissos e o representou neste ato, reforçou a necessidade de promover uma educação com igualdade de gênero também para os meninos. “Sempre falamos sobre as mulheres, mas precisamos ensinar desde cedo aos homens o respeito e a igualdade, principalmente dentro de casa”, afirmou.
A defensora pública da comarca de Brasilândia, Dra. Sara Zam Segura Marçal, parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher Brasilandense em trazer a capacitação para Brasilândia e elogiou a união da rede de apoio em ações de combate à violência e proteção da mulher. “Precisamos dessa articulação, pois nosso papel como Defensoria Pública é atuar de maneira mais efetiva nas ações de defesa jurídica em apoio às vítimas de violência”, destacou.
O juiz da comarca de Brasilândia, Dr. Aldrin Russi, também enalteceu o trabalho do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, que atua em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, e destacou o empenho do Poder Judiciário nos processos que envolvem a proteção de mulheres em situação de violência.
A Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Zeliana De Larissa Sabala, destacou o serviço prestado pela rede de proteção, bem como as ações desenvolvidas pela comunidade no enfrentamento à violência contra as mulheres e a relevância do apoio institucional. “Já estivemos em Brasilândia antes, mas é a primeira vez que estamos aqui para esta capacitação, que fortalecerá ainda mais o trabalho de proteção e segurança da mulher”, afirmou.
Zeliana, juntamente com a equipe formada pelo NUDEM, deu continuidade à formação, que encerrará no final da tarde.
A capacitação envolveu profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública e entidades filantrópicas.