
A carta dos Enamorados é geralmente associada à energia do amor, das escolhas e uniões. Ela representa a capacidade de tomar decisões, especialmente em relação a relacionamentos afetivos. A energia desta carta também está relacionada a reconciliações e entendimentos.
Aqui existe cooperação, colaboração, boas parcerias, bons acordos. Não é nenhum exagero dizer que é uma das mais conhecidas e populares do tarô.
“A vida é feita de escolhas”, que nunca escutou esta frase? E, claro, cada decisão que tomamos tem um impacto em nosso futuro e nos direciona para um caminho específico: faculdade, carreira, compra de casa, mudança de cidade, ter ou não um compromisso afetivo, um negócio próprio e por aí vai.
Durante o processo, você pode viver um dilema e se sentir muitas vezes dividido. Vai pesar, portanto, o que sente no seu íntimo, o que valoriza de verdade. Você vai precisar entender lá no fundo do seu coração o que realmente pode te trazer mais alegria. Isso nem sempre é fácil.
Imagine a cena final daqueles filmes de comédia romântica quando o casal principal finalmente se reconcilia e se declara seu amor um pelo outro. Geralmente, eles se beijam em um local romântico ou em uma grande cena pública, enquanto a música romântica toca ao fundo. Mas antes deste “final feliz” o personagem principal passou por todo o drama da escolha. Esta é a energia da carta dos Enamorados.
Segundo Carl Gustav Jung, esta carta corresponde à dúvida do homem entre o vício e a virtude do tipo: “devo ou não devo”, “vou ou não vou”, “aceito ou não”. Lembre-se: você tem livre-arbítrio. Confie em si mesmo.
Este arcano significa a união perfeita, o amor e a atração. Por um outro lado, também pode representar encontrar o equilíbrio dentro de si.

Você está aprendendo a entender a si mesmo, o seu próprio código moral pessoal e o que valoriza na vida através do desenvolvimento de seus próprios sistemas de crenças pessoais, independentemente de quais sejam as normas sociais. Este é um dos momentos em que você descobre qual será o seu propósito e sua filosofia de vida. Você deve decidir sobre o que considera importante e descartar o que é sem importância em sua vida. Você deve ser o mais fiel possível a si mesmo, sendo genuíno e autêntico com as pessoas ao seu redor. Você se ama, acima de tudo. Desenvolva o amor-próprio.
Na carta dos Enamorados, o homem e a mulher da imagem estão sendo protegidos e abençoados por um anjo acima. O casal parece seguro e feliz em sua casa, que parece ser o Jardim do Éden. A árvore frutífera com a cobra atrás da mulher é uma referência a essa história, que conta a queda da humanidade na tentação e no reino da carne e da sensualidade.
O anjo retratado aqui é Rafael, um dos sete arcanjos na tradição judaico-cristã e é conhecido como o anjo da cura e do conhecimento divino. Sua bênção parece dar a esta carta um senso de equilíbrio e harmonia, a simbolização da união em um sentido grandioso e cósmico entre duas forças opostas. O significado primário dentro dos Enamorados é harmonia, atratividade e perfeição em um relacionamento. A confiança e a união que os amantes têm dão a cada um deles confiança e força, fortalecendo o outro.
O vínculo que eles criaram é forte e pode indicar que os dois estão unidos em casamento ou num relacionamento próximo e íntimo. Na numerologia ocidental e no tarô, o número seis representa a igualdade. À medida que as energias masculina e feminina se combinam, elas se unem e se harmonizam. Os pitagóricos consideravam o seis o número perfeito porque ele é a soma de seus divisores próprios: 1 + 2 + 3 = 6. Além disso, é um número par.
A carta dos Enamorados é justamente uma carta ligada do coletivo e o nosso poder de fazer escolhas. Não é por coincidência que no dia 1º, a energia a Lua Cheia em Aquário traz o desejo de sociabilização, além de uma oportunidade de reavaliação do nosso papel no contexto dos grupos sociais, tornando este um ótimo momento para se libertar das expectativas de outras pessoas e abraçar quem você realmente é. Chega de se tornar pequeno para agradar aos outros e tentar ser o que eles querem.
Como esta é essencialmente uma carta de amor e do romance, prepare-se para se sentir apaixonado por alguém, uma ideia, um trabalho, um projeto, um novo hobby.
“Nossa capacidade de amar é ilimitada, e o amor infinito; este é o drama” (Carlos Drummond de Andrade).
Uma ótima semana e muita luz!
Cris Paixão.