Estrutura para receber evento com o presidente Jair Bolsonaro em fase de montagem, nesta quinta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

Os moradores do assentamento Santa Mônica, onde o presidente Jair Bolsonaro tem agenda nesta manhã, estão felizes com o recebimento dos títulos de propriedade. Mas também prepararam uma pauta de solicitações para entregar ao presidente. A principal delas é o asfaltamento do acesso para a cidade.

Grato – O presidente Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir do Couto Junior (PSDB), vai participar da solenidade sem interesse em pedir algo ao mandatário do Planalto. Disse à coluna que a titulação dos assentados é reivindicação antiga e que, por esse motivo, já está agradecido pelo ato desta sexta-feira.

Projeto esquecido – A discussão sobre a federalização da transpantaneira, estrada que liga Poconé (MT) a Corumbá (MS), foi retomada nesta quarta-feira (12). A construção à beira do Rio Cuiabá, em Porto Jofre, está parada desde 1976. antes mesmo da existência de Mato Grosso do Sul, quando havia apenas o Mato Grosso “uno”.

Vamos ver isso? – O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) e o deputado federal Vander Loubet (PT/MS), combinaram com o senador de Mato Grosso Wellington Fagundes (PL), de buscar o entendimento entre os dois estados para resgatar o projeto.

Internado – O prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Nantes (Patriota) segue na Maternidade Mãe Pobre Nossa Senhora da Glória, no próprio município, para tratar das complicações da covid-19. Na última quinta-feira (6) ele se licenciou do cargo, assumido pelo vice-prefeito, Amadeu de Moura (MDB), pelos próximos 20 dias.

Soprando velinhas – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) completou 58 anos nesta quinta-feira (13). Para celebrar a data, postou nas redes sociais foto com a esposa, Fátima Azambuja, agradecendo pela vida e o apoio da família. No Instagram,  ainda encerrou a publicação com a “oração da serenidade”.

Deu aula –  O vereador Jamal Salem (MDB) discorreu sobre o conflito entre israelenses e palestinos na sessão desta quinta-feira em Campo Grande, ao propor nota de solidariedade à embaixada da Cisjordânia, em Brasília. A violência entre israelenses e palestinos, que começou há seis dias, já matou 67 pessoas na Faixa de Gaza e sete em Israel.

Proposta – Conforme o vereador, a causa palestina teve solução apresentação pela ONU (Organizações das Nações Unidas), mas Israel e os Estados Unidos não colocam em prática. Os palestinos querem criar o Estado Palestino, na Cisjordânia, como forma de cessar os conflitos, mas enfrentam resistência.

Comparação – Para explicar a gravidade do conflito aos parlamentares, o vereador recorreu à realidade local. “É como você chegar no Arnaldo Estevão de Figueiredo e tirar o povo na marra”, afirmou se referindo à desapropriação impetrada pelos israelenses contra os palestinos.

Futuro – Embora as atribuições do cargo sejam de competência municipal, o vereador Tiago Vargas (PSD), encaminhou ofício sugerindo ao governo do Estado lei que isenta o pagamento de IPVA relativo ao exercício de 2021 aos veículos utilizados para exercer atividade econômica nos âmbitos atingidos pelas medidas de prevenção a covid-19. Nos bastidores, a conversa é de que a candidatura para ocupar cargo na Assembleia Legislativa está certa, “só falta alguém explicar ao parlamentar que até lá ele precisa trabalhar por Campo Grande”.