
Com a promessa de um atendimento individual para realizar acertos trabalhistas e renovar contratos de quem desejar continuar atuando, os funcionários da empresa Enesa, que presta serviços de forma terceirizada na construção da megafábrica da Suzano na cidade de Ribas do Rio Pardo, encerraram a manifestação que interditou parte da rodovia federal BR-262 nesta segunda-feira (12).
De acordo com as informações, ficou definido que na manhã de terça-feira (13) uma equipe do setor administrativo e de recursos humanos da Enesa estará atendendo todos os quase mil trabalhadores em uma tenda que será erguida na esquina de cima do alojamento. Será oferecida aos que desejarem a demissão todos os direitos trabalhistas e, para aqueles que querem continuar trabalhando, a retomada das atividades de forma imediata.
Segundo a assessoria de imprensa, a empresa segue todas as normas que foram definidas no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho). Já os trabalhadores alegam que a manifestação foi para pressionar a direção administrativa a aplicar um salário equivalente ao das outras empresas que também fazem parte da obra de construção da indústria de celulose da Suzano.
Como parte da negociação durante o dia de hoje, a empresa ofereceu o pagamento de três parcelas de bônus de R$ 500 cada, mas os trabalhadores recusaram. Cerca de 1/3 dos funcionários participaram da movimentação, que foi acompanhada por forças de segurança, como a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Batalhão de Choque e Polícia Militar.
Os protestos começaram na quarta-feira (7), quando os trabalhadores pediram o direito à folga no feriado de Corpus Christi. A empresa diz se reuniu com os colaboradores para esclarecimento do tema, explicando que a data não é feriado nacional, sendo ponto facultativo em Ribas do Rio Pardo, cidade onde está o canteiro de obras.
Veja a nota da Enesa:
Em relação a notícia referente a movimentações ocorridas hoje pela manhã, informamos que estamos em conversa com os trabalhadores e representantes sindicais, mesmo que a questão não seja legal, já que estamos atendendo 100% da ACT acordada.
A movimentação contou com cerca de 1000 funcionários não tendo a adesão total do nosso efetivo.
Em relação a manifestação do feriado de Corpus Christi, a empresa se reuniu com os colaboradores para esclarecimento do tema, explicando que a referida data não é feriado nacional e no municipio de Ribas do Rio Pardo-MS é considerado ponto facultativo.
Após diálogo com os colaboradores, a ENESA se pôs favorável a solicitação e o dia 08 de junho de 2023 foi concedido por liberalidade como um bonus, com pagamento 100% do dia para o colaborador que se dispusesse ir trabalhar.
Somos uma empresa consolidada no mercado a mais de 45 anos, sempre mantendo a preocupação com as questões relacionadas a sociedade, meio ambiente, saúde e segurança, atendendo diretrizes éticas e transparentes que visam agregar maiores oportunidades no mercado, considerando todas as interfaces ligadas direta ou indiretamente em nossas atividades.