
Consumidores que receberam faturas com valores indevidos em decorrência do ataque hacker ocorrido no sistema operacional Sanesul, no mês de dezembro, começaram a receber as novas contas corrigidas. De acordo com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, cerca de 13 mil novas contas de água começaram a ser distribuídas no último dia 4.
As contas foram emitidas erradas pois, com o ataque ao sistema foi preciso calcular o faturamento pela média. Em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.
Após o ataque cibernético, a companhia vem usado os meios de comunicação, principalmente emissoras de rádio e as plataformas digitais para esclarecer o transtorno e tranquilizar os consumidores atingidos pelo crime cibernético. Para isso, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, vai conceder entrevista para mais de 40 emissoras em todo Estado.
Após o incidente na madrugada de 26 de dezembro, que deixou o sistema da companhia comprometido e interrompeu os serviços, a Sanesul registrou boletim de Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Capital, onde consta descrito o comprometimento das funções de registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura e financeiro.