Aplicativo obrigatório vai organizar transporte de cargas vivas em Mato Grosso do Sul a partir de maio

Mudanças fazem parte do “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas” da Iagro

Aplicativo para motoristas de cargas vivas (Divulgação Iagro)

Mato Grosso do Sul tem novos parâmetros para o transporte de animais vivos com o objetivo de aprimorar o controle sanitário do estado. As mudanças foram estabelecidas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) por meio do “Programa de Certificação Sanitária do Transporte de Cargas Vivas”. A partir de agora, motoristas deverão utilizar app para registrar a carga.

O programa foi publicado na portaria número 3.730, em 19 de abril de 2024, e estabelece que o trânsito de animais só será permitido mediante cadastro dos transportadores e dos veículos nos serviços públicos, promovendo a vinculação de transportadores ao documento de trânsito via aplicativo no momento do carregamento.

O app pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store e fornece acompanhamento preciso do transporte dos animais, desde a confirmação do embarque até a validação da entrega do gado. O uso do aplicativo “Transportador Iagro” será obrigatório a partir de 2 de maio de 2024.

Neste ano Mato Grosso do Sul foi reconhecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como um território livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A portaria faz parte do plano do Ministério para erradicar a doença.

Para isso, o objetivo é interromper a vacinação contra febre aftosa em todo o território nacional até 2026, fortalecendo a posição do Brasil para obter a certificação internacional de zona livre da doença pela OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).

O aplicativo

A portaria destaca a importância do bem-estar animal durante o transporte, estabelecendo requisitos como capacidade de carga adequada e condições favoráveis de viagem para as espécies transportadas.

O motorista de cargas vivas deverá realizar o cadastro das suas informações, do veículo e da carroceria, se for o caso, no link: https://www.cadastramento.iagro.ms.gov.br/cadastrotransportadores.

Em seguida, deverá baixar e instalar o aplicativo “Transportador IAGRO” de forma gratuita. O acesso será feito por meio do uso do CPF e da CNH previamente cadastrados no site.