
A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou nesta sexta-feira (23), 70,6 MW de capacidade instalada para operação comercial e teste da Usina Termelétrica Onça Pintada, da Eldorado Brasil Celulose, localizada em Três Lagoas.
A Eldorado Brasil venceu o leilão A-5 da Aneel, realizado em 2016, obtendo o direito de geração de energia elétrica a partir de 2021. Ao todo, a capacidade de produção da UTE Onça Pintada é de 50 MW, com produção totalmente vendida para a rede pública.
Para a geração de energia, a Eldorado Brasil utiliza a biomassa processada, obtida por meio de raízes, tocos e até galhos e madeiras picadas que são descartados do processo de fabricação de celulose. Com o combustível gerado, são alimentadas as caldeiras da indústria.
Desta forma, a UTE atua em sinergia com a fábrica de celulose, que fornece água industrial, tratamento de efluentes, água desmineralizada, vapor, ar comprimido e produtos químicos.
As obras da UTE Onça Pintada começaram em 2019, com previsão de término em 2020. Porém, por conta da pandemia, a inédita usina que vai operar com restos de madeira deve ser entregue ainda este ano.
O investimento no empreendimento é de R$ 350 milhões, sendo que R$ 1,7 milhão.
será pago ao estado de Mato Grosso do Sul como compensação ambiental.