Adesão ao Programa Mais Médicos nos municípios de MS encerra nesta terça-feira

O Edital do Programa prevê para o estado 57 vagas reservadas destinadas ao atendimento de 31 municípios.

Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), reforça aos gestores municipais do estado, a importância da adesão dos municípios para às vagas do Programa Mais Médicos, que foi ofertado pelo Ministério da Saúde, no dia 18 de abril. A ação dá início ao 28° ciclo do Programa Mais Médicos e as adesões e/ou renovações devem ser feitas até o dia 25 de abril, ou seja, nesta terça-feira, pelo sistema do e-gestor.

O Edital do Programa prevê para o estado 57 vagas reservadas destinadas ao atendimento de 31 municípios.

As vagas disponíveis para o estado são:

Alcinópolis (1), Angélica (1), Antônio João (1), Aquidauana (1), Bela Vista (1), Bonito (2), Brasilândia (1), Caarapó (1), Campo Grande (9) Cassilândia (1) Coronel Sapucaia (1),Corumbá (1), Costa Rica (1),Coxim (1), Dois Irmãos do Buriti (2), Dourados (2), Figueirão (1), Itaporã (1), Itaquiraí (1), Jardim (1), Ladário (1), Miranda (1), Mundo Novo (2), Nioaque (3), Nova Andradina (4), Paranhos (1), Pedro Gomes (1), Ponta Porã (8), Porto Murtinho (1), Rio Verde de Mato Grosso (2) e Sete Quedas (2).

Nesta primeira etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil.

Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.

O reforço no atendimento às Unidades Básicas de Saúde é uma importante medida, pois a atenção primária é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento por parte do Governo Federal neste ano será de R$712 milhões.

Vale ressaltar que, para fazer parte do Programa basta que os entes federativos acessem o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB) dentro do prazo estipulado. A confirmação das vagas só é feita depois do município indicar o número de vagas pretendidas por unidade básica de saúde, respeitando o limite de vagas ofertadas para cada localidade, conforme previsto no e-Gestor.

Para manifestar interesse e aderir (ou renovar a adesão) ao Mais Médicos, todo o processo é online e leva poucos minutos.

O gestor deve seguir o passo a passo abaixo:

– Acesse a plataforma do e-Gestor com login e senha;

– Clique no módulo “Gerência APS – Adesões” e selecione a opção “Adesão APS”;

– Clique no botão “Nova Solicitação”;

– No formulário de adesão, selecione a estratégia “Programa Mais Médicos”;

– Informe o quantitativo de “vagas” de interesse, respeitando o teto de vagas elegíveis e disponibilizadas pela Saps/MS para o município;

– Finalize a adesão e a confirmação do quantitativo de vagas após o aceite do termo. Pronto!

Importante: a adesão deve ser feita até 25 de abril. O resultado preliminar com o número de vagas por município será publicado no site do Mais Médicos no dia seguinte. Haverá, ainda, um período para a interposição de recursos. Confira aqui o calendário completo.