A cada 27 minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Estatística pode ser ainda maior, já que este é apenas o número de vítimas que denunciaram as agressões

Foto: Correio do Estado

Esta terça-feira, 10 de outubro, é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, data dedicada a reforçar o combate ao crime que faz mais de 18 mil vítimas anualmente em Mato Grosso do Sul e incentivar as vítimas a buscarem ajuda.

Desde o dia 1º de janeiro, o Estado já registrou 15.077 casos de violência doméstica contra mulheres, o que corresponde a uma denúncia a cada 27 minutos. O número real de vítimas é ainda maior, já que os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) consideram apenas os casos denunciados à polícia pelas vítimas.

Os dados alertam ainda para os casos em que a série de violências resultou em morte: nos primeiros nove meses deste ano, 22 mulheres foram vítimas de feminicídio* em Mato Grosso do Sul, o que corresponde a uma vítima a cada 12 dias. Seis vítimas eram de Campo Grande, e as demais do interior do Estado, sendo 11 de municípios da faixa de fronteira.

Apesar de alarmante, o número de feminicídios neste ano apresentou queda comparado ao ano passado, que havia sido o ano recorde em feminicídios em Mato Grosso do Sul, com 44 vítimas.