Vacinação em massa: primeira etapa do Projeto Vebra Covid-19 é finalizada

SES e Cosems celebraram a conquista durante cerimônia promovida em Ponta Porã

Cerimônia realizada em Ponta Porã. Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada neste sábado em Ponta Porã, membros do Conselho de Secretarias de Saúde (Cosems-MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), comemoraram junto a pesquisadores, parlamentares e dirigentes municipais o encerramento da primeira etapa do Projeto Vebra Covid-19, que analisa a eficácia da vacinação em massa na região de fronteira em Mato Grosso do Sul.

Vice Presidente do Conselho de Secretarias de Saúde (Cosems-MS), e Secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi destacou a importância do projeto. “Somos o Estado líder da vacinação no Brasil, graças à união da SES, do Cosems e dos municípios. O apoio da bancada Federal, foi muito importante para a implementação do Projeto Vebra, que teve a primeira etapa encerrada com total sucesso, com aproximadamente 95 mil cidadãos vacinados”.

Infectologista e coordenador da pesquisa, Júlio Croda ressalta que a vacinação em massa representa um importante avanço para o desenvolvimento da saúde pública em MS. “Atingimos 90% de cobertura vacinal segundo o Data SUS e mais de 100% em relação ao TRE, de pessoas que possuem título eleitoral, um ganho para todo o Estado, pois os demais municípios vão receber as desses remanescentes, além das primeiras doses que seriam enviadas aos 13 municípios, além de que irá diminuir a transferência de pacientes para grandes centros”, explicou via assessoria.

Mato Grosso do Sul recebeu cerca de 165 mil doses da vacina de dose única, Janssen, para imunização em massa em 13 municípios da faixa de fronteira do Estado, a iniciativa integra a pesquisa do Projeto Vebra Covid-19 que avalia a eficácia da vacina contra novas variantes do Coronavírus. “Estudos realizados em laboratórios mostram que a vacina é eficaz para a variante Gama, nas próximas 5 semanas vamos avaliar a imunização em massa nos 13 municípios. Com a vacinação o vírus vai continuar circulando, o objetivo principal da vacina é diminuir a transmissão, hospitalização e óbitos, importante continuar com os cuidados de biossegurança”, destacou o infectologista. Conforme a SES, cerca de 61 mil doses remanescentes foram encaminhadas aos demais municípios de MS.

Para Patrick Derzi a adesão da população foi fundamental para a conclusão da primeira etapa do estudo. “Para todos os gestores de saúde é uma total alegria e satisfação ver tantas pessoas vacinadas, tantas vidas salvas, os profissionais do SUS são os grandes responsáveis pelo sucesso da imunização em nosso Estado e também do Projeto, foram 7 dias de total dedicação para imunizar a população o mais breve possível”, conclui o Vice Presidente do Cosems-MS.

A cerimônia contou com a presença da Deputada Federal Rose Modesto, do Prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo e da Secretária de Estado Adjunta de Saúde, Cristine Maimone.