Rua 14 de Julho, em Campo Grande (MS) — Foto: Huanderson Merlotti/TV Morena

O estado de Mato Grosso do Sul publicou, nesta quinta-feira (10), um novo decreto obrigando os municípios a obedecerem as regras do Programa Prosseguir, dentro de seus territórios. As medidas restritivas variam de acordo com a bandeira que cada município recebeu no último mapa, também divulgado nesta quinta.

Segundo o documento, “os municípios deverão adotar, no âmbito de seus territórios, as recomendações emitidas pelo Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (PROSSEGUIR), as quais terão caráter vinculativo e deverão ser fixadas em consonância com as bases e as diretrizes constantes do Decreto Estadual nº 15.462, de 25 de junho de 2020, que cria o referido Programa, e demais normativos que regem a matéria”.

Ainda conforme o decreto, válido de 11 a 24 de junho, os municípios que não adotarem as recomendações deverão apresentar as justificativas técnicas para o descumprimento perante a Secretaria de Estado de Saúde, que fará uma avaliação, podendo autorizar ou não este descumprimento.

O bandeiramento de cada cidade vai determinar o funcionamento das atividades econômicas e quais medidas restritivas devem ser adotadas. Na bandeira cinza, que engloba 43 municípios de acordo com o novo mapa, incluindo Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados, podem funcionar apenas as atividades essenciais (51 atividades, elencadas no final desta reportagem) e o toque de recolher deve ser entre 20h e 5h.