A estrutura de drive-thru foi montada no estacionamento de uma empresa de plano de saúde. Foto: Álvaro Rezende/ Correio do Estado

Com a ajuda das forças de segurança, o governo do estado tem conseguido distribuir as doses para todas as cidades. Nos municípios do interior, militares do Corpo de Bombeiros estão ajudando as prefeituras na vacinação dos moradores.

Em Mato Grosso do Sul, uma força-tarefa está imunizando a população.

A estrutura de drive-thru foi montada no estacionamento de uma empresa de plano de saúde. A Dona Aurea não escondeu a felicidade ao ser vacinada.

“É uma emoção muito grande, porque a ansiedade estava grande. Então foi um momento bem especial”, comemorou Aurea Ávila, aposentada.

A aposentada Clarisse Brito de Moura aproveitou para deixar um recado: “Eu já tive Covid, então eu sei o que é Covid. É terrível! Além dos momentos que a gente passa quando está com Covid, ainda tem a sequela. É necessário se cuidar”.

Empresas de planos de saúde estão vacinando porque firmaram um acordo com a Prefeitura de Campo Grande, que oferece as doses. Elas devem seguir o calendário do município e disponibilizar os profissionais para a aplicação da vacina.

A imunização também está sendo feita em um drive-thru montando num parque, num ginásio de esportes e em mais 55 unidades de saúde espalhadas pela cidade.

“Mais pontos de vacinação, a gente tem maior acesso da população, isso facilita. Então elas acabam buscando em vários locais, isso torna o processo mais célere, o que melhora nosso índice também de imunização”, comentou a superintendente de Vigilância em Saúde de Campo Grande, Verushka Lahdo.

Planejamentos como esses também estão sendo feitos em cidades do interior. Para que a vacinação ocorra de forma mais ágil, um outro processo importante é a distribuição das doses. Geograficamente, Campo Grande fica numa posição bem estratégica, no centro do estado, o que facilita a entrega das vacinas para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Com a ajuda das forças de segurança, o governo do estado tem conseguido distribuir as doses para todas as cidades, em até 12 horas. Nos municípios do interior, militares do Corpo de Bombeiros estão ajudando as prefeituras na vacinação dos moradores.

“Desta forma, nós conseguimos abranger o maior quantitativo de pessoas num curto espaço de tempo para avançarmos na campanha de vacinação no território do estado de Mato Grosso do Sul”, disse o coronel Marcelo Fraiha.