Incêndio na Amazônia leva ‘rio de fumaça’ ao Sul do Brasil, flagra satélite americano

Segundo fazendeiros, o incêndio ‘mostra serviço’ ao presidente Jair Bolsonaro.

Bem diferente dos ‘rios voadores’, que trazem água da Amazônia para todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, agora estamos vendo os ‘rios de fumaça’.

Resultado de incêndios criminosos, esse ‘rio’ fez o mesmo trajeto dos ‘rios voadores’. Só que em vez de levar gotículas de vida ao país, trouxe as toxinas das queimadas, descendo pelo interior do continente da região amazônica até a foz do Prata e o Rio Grande do Sul.

Desde o início do mês, produtores e criadores de gado vinham planejando o “Dia do Fogo” – onde, de maneira conjunta, eles queimariam áreas de pastagem na região sudoeste no Pará. Em conversa com o Jornal Folha do Progresso, umas das lideranças do ‘movimento’ afirmou que a intenção era “mostrar serviço” ao presidente Jair Bolsonaro.

 

O dia do fogo aconteceu e, pior – foram dois dias. Em 10 e 11 de agosto o que se viu na região foi um inédito aumento na quantidade de incêndios praticados.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgou pelo Twitter imagens do satélite deles; vale lembrar que essa instituição governamental faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

A fumaça foi tanta que chegou a comprometer voos que sobrevoariam a região afetada. Na última sexta-feira (16), voo da LATAM foi remanejado.

E agora, José?

Durante o tempo seco, a região de Novo Progresso contava com uma base de fiscalização do Ibama, mas há alguns meses essa operação foi cancelada por falta de apoio da Polícia Militar. Segundo o governo estadual, não houve boicote por parte deles; e ainda denunciam: ‘há operação sigilosa em curso’.

Somado a isso, a fiscalização no local também perdeu apoio da Força Nacional de Segurança, ligada ao Ministério da Justiça.

Segundo informações da Folha, o Ministério Público Estadual do Pará em Novo Progresso irá apurar a ação do “dia do fogo”. A Polícia Civil foi acionada e afirma ter ouvido 3 pessoas nos últimos dias.

Fonte: almanaquesos