Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente discute propostas para sustentabilidade regional em Brasilândia

O evento contou com a presença dos prefeitos de Brasilândia, Dr. Antonio de Pádua Thiago, e de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa, destacando a importância da causa ambiental nos tempos atuais.

Assessoria de Imprensa
Na última sexta-feira (13/12), foi realizada a Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, reunindo representantes do poder público, setor privado e a comunidade para debater propostas de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e preservação ambiental na região.

O evento contou com a presença dos prefeitos de Brasilândia, Dr. Antonio de Pádua Thiago, e de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa, destacando a importância da causa ambiental nos tempos atuais.

Durante a conferência, palestras de especialistas abordaram temas relevantes, como mitigação dos impactos ambientais, adaptação a desastres naturais e justiça climática.

As apresentações trouxeram informações técnicas e práticas sobre o uso de energias renováveis, manejo sustentável de áreas verdes e a importância de políticas públicas inclusivas para enfrentar os desafios ambientais atuais.

Propostas aprovadas

Eixo 1: Mitigação

Logística Reversa e Energia Solar: Implantar a prática de logística reversa e a geração de energia solar como exigências para a autorização de novas indústrias nos municípios (13 votos).
Agrofloresta: Fomentar parcerias público-privadas para estudos de viabilidade técnica e econômica voltados à agrofloresta (7 votos).

Eixo 2: Adaptação e Preparação para Desastres

Cooperativa de Reciclagem: Promover políticas públicas para o fortalecimento da cooperativa de reciclagem ASSOBRAA (8 votos).
Viveiro Municipal: Implantar um viveiro municipal para produção de mudas nativas (13 votos).

Eixo 3: Justiça Climática

Recuperação Ambiental: Implementar e manter um programa contínuo de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas e rurais, promovendo reflorestamento, preservação dos recursos hídricos e proteção ambiental das comunidades (12 votos).
Combate a Incêndios: Implementar medidas preventivas e de combate a incêndios e queimadas, incluindo a instalação de brigadas de incêndio e uma unidade do Corpo de Bombeiros em Brasilândia, além da fiscalização das brigadas existentes (12 votos).

Eixo 4: Transformação Ecológica

Pecuária de Carbono Zero: Incentivar programas de integração entre pecuária e floresta (6 votos).
Coleta Seletiva: Valorizar as associações de coleta seletiva com maior investimento financeiro e ações de conscientização da população (12 votos).

Eixo 5: Governança e Educação Ambiental

Educação Ambiental: Implementar a disciplina de Educação Ambiental nas grades curriculares das escolas públicas (5 votos).
Governança: Dar visibilidade às leis ambientais em vigor e garantir o cumprimento dos programas e projetos ambientais já existentes (15 votos).

Delegados eleitos
Durante a conferência, foram eleitos os delegados que representarão os diferentes setores nos próximos fóruns ambientais:

Setor Privado:

Titular: Fábio Toledo (8 votos)
Suplente: Tiago Pires (6 votos)
3ª Representante: Maria Helena (5 votos)
Poder Público:

Titular: Francielle Malinowski
Suplente: Kelly (escolha por consenso)
Comunidade Tradicional:

Titular: Ramona Coimbra
Suplente: Silvano Moraes