
O Dia das Crianças deste ano em Mato Grosso do Sul trará uma mudança de comportamento nas compras e comemorações, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF/MS) em parceria com o Sebrae/MS. A pesquisa revela que, embora o gasto médio com presentes tenha caído, os consumidores estão dispostos a gastar mais com celebrações. A movimentação econômica esperada para a data é de R$ 356,98 milhões, representando uma redução de 4% em comparação com o ano anterior. O gasto médio total está projetado em R$ 387,31 por pessoa.
A pesquisa destaca que o valor gasto com presentes diminuirá em relação ao ano passado. O investimento médio será de R$ 203,44, uma queda de 8,5% em comparação a 2023, quando o valor era de R$ 222,48. Em contrapartida, o investimento em comemorações aumentará para R$ 183,87, o que representa uma alta de 9,49% em relação ao ano anterior, quando a média foi de R$ 167,92.
Preferências na hora da compra – De acordo com a economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira, 68,7% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear no Dia das Crianças, enquanto 54,6% irão comemorar a data. Ela ressalta que, entre os que comprarão presentes, metade irá respeitar a escolha das próprias crianças, enquanto outros 33% levarão em consideração a qualidade dos produtos. A vitrine e a exposição dos itens também influenciam 9% das decisões de compra.
A pesquisa revela ainda que 70% dos consumidores pagarão à vista, esperando, em contrapartida, descontos vantajosos. “Esse é um ponto que o lojista deve aproveitar”, aponta Regiane, sugerindo estratégias comerciais focadas em facilidades de pagamento. Entre os que não irão presentear, 21,6% justificam a decisão com motivos econômicos, como falta de dinheiro ou medo de comprometer o orçamento.
Quando o assunto são as comemorações, 51,9% dos consumidores afirmam que pretendem passar o dia em família e preparar uma refeição especial. Outros 17% optam por passeios, enquanto 11,5% preferem ir a locais como lanchonetes ou sorveterias. Esse aumento nas comemorações, mesmo em um cenário econômico mais apertado, reflete uma busca por alternativas que valorizem o tempo em família, o que pode impulsionar setores como alimentação e lazer. Confira a pesquisa completa.