
A partir desta segunda-feira (29), estudantes interessados em aprender um novo idioma podem se inscrever nos cursos oferecidos pela Rede IsF (Rede Idiomas sem Fronteiras). A iniciativa disponibiliza mais de 5 mil vagas em cursos de sete idiomas.
Os cursos são oferecidos gratuitamente para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados das universidades que compõem a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Os idiomas disponíveis são: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros. Cada turma terá 25 vagas, com 20 vagas adicionais em lista de espera, conforme a Andifes.
As aulas ocorrerão de forma online e síncrona, no horário de Brasília. A duração dos cursos varia de um a três meses. Os horários e a ementa dos cursos conferidos no site da Rede IsF.
Para se inscrever, é necessário ter uma conta Google. Conforme o edital, cada candidato pode se inscrever em apenas um curso e CPFs utilizados para inscrição em mais de um curso, resultará na desclassificação do candidato dos cursos extras.
Para os cursos de idiomas estrangeiros, é necessário apresentar comprovante de vínculo com a instituição, além de comprovante de proficiência para cursos que não sejam de nível iniciante. Já os cursos de português para estrangeiros estão abertos a toda a comunidade estrangeira, sem necessidade de vínculo com universidades, de acordo com o previtos nas regras do programa.
As inscrições seguem abertas até 7 de agosto, às 12h (horário de Brasília). Os cursos ocorrem de forma colaborativa por especialistas em idiomas credenciados na Rede Andifes IsF. Mais informações sobre os cursos de idiomas estrangeiros estão disponíveis no edital ou na Rede IsF.