
Na busca por aprimorar a atuação em prol dos direitos das crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia (MS) participou no dia 06/03, de uma capacitação na cidade de Presidente Prudente, onde reuniu equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar e do Serviço Conviver.
A secretária da pasta, Lilian Bertonha, também participou da capacitação junto com os demais profissionais que atuam na área da assistência social.
Sob o tema “A Intersetorialidade do Conselho Tutelar com o SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, a capacitação foi conduzida pela instrutora Mara Rubia de Souza Albano Felix.
O objetivo foi promover a integração e a articulação entre os diferentes órgãos que compõem o sistema de assistência social.
O encontro destacou a relevância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a sua interseção com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O ECA estabelece a proteção integral como prioridade para a infância e a juventude, desafiando a família, o Estado e a sociedade a garantir seus direitos fundamentais.
Com a implantação do SUAS, o ECA recebe um reforço significativo. A assistência social se torna um alicerce nas políticas públicas e para isso, exige uma abordagem integrada e articulada com outras políticas setoriais e sociais.
Nesse contexto, a discussão sobre a intersetorialidade no cotidiano do Conselho Tutelar se torna essencial para assegurar o bem-estar e os direitos das crianças e adolescentes atendidos.