Prefeitura de Ribas do Rio Pardo adota inteligência artificial no transporte escolar

O projeto será apresentado a prefeitos e demais gestores municipais durante o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, a ser realizado nos dias 21 e 22 deste mês

Raul de Souza, diretor de TI da prefeitura, exibe app Ribas Digital. Foto: Divulgação

Em Ribas do Rio Pardo, a prefeitura deve lançar até o fim deste mês uma plataforma para monitorar em tempo real os veículos do transporte escolar municipal e calcular a rota mais eficiente, de acordo com o destino. O projeto será apresentado a prefeitos e demais gestores municipais durante o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, a ser realizado nos dias 21 e 22 deste mês no auditório do Crea-MS, em Campo Grande.

“O território de Ribas corresponde a 80% do estado de Sergipe, que é o menor estado brasileiro e temos mais de 100 linhas de transporte escolar. Todos os veículos do transporte escolar já eram rastreados. Com esse novo projeto, haverá um grande painel de monitoramento e qualquer desvio no trajeto será alertado. Isso vai trazer mais segurança para os nossos estudantes e economia aos cofres públicos”, diz o prefeito João Alfredo (PT).

O uso de tecnologia pelo Município em Ribas já é realidade. No ano passado, a prefeitura lançou o Ribas Digital, aplicativo para acesso da população em tempo real ao que acontece na cidade, que permite agendar consultas médicas e até solicitar serviços, como a troca da lâmpada de um poste. “A inteligência artificial nos serviços públicos é o futuro. Cada vez mais queremos que o contribuinte não tenha que ir à prefeitura na emissão do IPTU, da Taxa de Lixo, Certidões Negativas, pré-matrícula, ouvidoria, tudo isso ele faz pelo aplicativo. Isso impacta no dia a dia do cidadão”, afirma o prefeito.

As inscrições para o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.