PF faz operação contra trabalho escravo em MS

Além da exploração dos trabalhadores há indícios de apropriação de benefício previdenciário de pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal

Equipes policiais em um dos acampamentos feitos para os trabalhadores (Foto: PF)

Novas denúncias sobre casos de trabalho análogo à escravidão levaram a Polícia Federal a duas propriedades de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25). Ao todo, são quatro mandados de busca e apreensão que são cumpridos em Corumbá e em Dois Irmãos do Buriti – cidades a 446 e 115 quilômetros de Campo Grande.

As investigações começaram com a informação de que dois trabalhadores eram submetidos a condições degradantes de trabalho em uma propriedade de Porto Esperança, em Corumbá. Uma das vítimas conseguiu deixar o local, mas começou a ser persuadida a retornar ao trabalho nas mesmas condições em outra propriedade.

Com as apurações, a polícia descobriu indícios de exploração de trabalhadores em regime análogo à escravidão, apropriação de benefício previdenciário de pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal.

Por isso, mobilizou servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, além dos policiais, para uma operação de resgate as vítimas nas propriedades. Detalhes das condições encontrada ainda não foram divulgadas.

A operação foi chamada de Feronia, em alusão à deusa romana que concedeu liberdade aos escravos e direitos civis à parte mais humilde da sociedade na época.