Saúde de Três Lagoas apresenta trabalho durante Seminário Nacional da Atenção Primária Prisional, em Brasília

Evento contou com a participação de todos os estados brasileiros e do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Foto: Divulgação

Três Lagoas foi um dos dez municípios do país a estar presente no 1º Seminário Nacional da Atenção Primária Prisional, realizado em Brasília nos dias 6 e 7 de dezembro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde.

No evento, foram apresentados trabalhos de excelência que vêm sendo realizados na saúde aos custodiados.

O seminário abriu o diálogo acerca dos avanços e desafios para a construção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade. O apoio à gestão das equipes visando o cuidado integral com qualidade e equidade; a apresentação da situação de saúde pública da população prisional; e o planejamento da monitoração da agenda estratégica nacional também foram temas debatidos.

“Possuímos experiências exitosas na qual nos foi oportunizado apresentar e demonstrar através de indicadores de desempenho ações que impactam a saúde das pessoas, principalmente na promoção da saúde e prevenção de doenças na população vulnerável pelo cárcere”, enfatizou a secretária de Saúde, Elaine Fúrio.

A assessora especializada do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária do Ministério da Saúde, Raquel Lima, explica que “todo esse esforço é para estreitar a comunicação entre os entes e ter um diagnóstico do que está acontecendo nos territórios onde as equipes atuam, que é nos estados e municípios. É um grande mapeamento dos desafios e oportunidades da saúde prisional no país. Com esse evento, espera-se a produção de subsídios para finalizar as estratégias a médio e longo prazo, no intuito de promover mudanças na prática do processo de trabalho das equipes na ponta, além de melhorias que otimizem a implementação da garantia do direito ao acesso à saúde nesses territórios”.

Entre os representantes das 27 unidades federativas, participaram do evento profissionais das Secretarias de Estado da Saúde, das Secretarias de Administração Penitenciária e das Secretarias Municipais de Saúde que fazem a gestão do maior número de equipes de Atenção Primária Prisional credenciadas pelo Ministério da Saúde.

Durante o evento, foi anunciado que o Ministério da Saúde, já em 2024, disponibilizará kits com equipamentos de saúde, assim como manuais de específicos em saúde pública que serão utilizados especificamente pelas equipes de atenção primária prisional.