Onda de calor vai embora e deixa MS sob risco de tempestade

O aviso vale até às 9h desta quarta-feira (25), e prevê chuva de 60 mm, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo.

Tempo nublado (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Depois de uma semana de altas temperaturas a onda de calor, enfim, disse adeus a Mato Grosso do Sul. Desde as primeiras horas desta terça-feira (24), o estado enfrenta nebulosidade, clima fresco e chuvas de moderada a forte. E vem mais chuva por aíí.

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempestade, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso vale até às 9h desta quarta-feira (25), e prevê chuva de 60 mm, ventos intensos entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o instituto.

No interior

Cidade onde mais choveu, nesta terça-feira (24), Sete Quedas teve acumulado de 49,6 mm. Em Corumbá, choveu 48,4 mm e em Dourados 46,4 mm.

Três Lagoas (31 mm), Maracaju (46,2 mm), Mundo Novo (32,0 mm), Três Lagoas (31,0 mm), Ivinhema (24,4 mm), Maracaju (24,4 mm) e Rio Brilhante (20,4 mm) completam a lista de cidades onde mais choveu, nesta terça-feira (24). Também chove forte em Paranaíba, nesta tarde. (Confira o vídeo acima)

Os acumulados foram registrados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), entre entre às 4h e 16h de hoje (24).

Na capital

Nesta terça-feira o campo-grandense também pode matar a saudade do clima ameno de primavera. A capital de Mato Grosso do Sul registrou máxima de 32,1 °C, tarde mais fresca desde o dia 13 de outubro, quando a máxima foi de 30,3 °C.

A virada no tempo em Mato Grosso do Sul é reflexo do aumento nas áreas de instabilidade, por causa de queda acentuada da pressão do ar, no Paraguai. O fenômeno resultou em mais nuvens carregadas de chuva para Mato Grosso do Sul e queda na temperatura. No momento faz 27 ºC em Campo Grande, mas não deve chover ao longo da noite na capital.