
A guerra contra os escorpiões está declarada e uma nova frente de combate foi aberta nesta sexta-feira (6) em Ribas do Rio Pardo. Uma equipe do Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) se reuniu com os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no Plenário da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo.
O Biólogo do Ciiatox Isaías Celestino Pinheiro proferiu palestra sobre ações de prevenção e tratamento de acidentes com escorpiões. De acordo com Isaías Pinheiro, até o momento Ribas do Rio Pardo registrou 13 acidentes com animais peçonhentos, sendo dois com serpentes e onze com escorpiões. “Em relação à maioria dos municípios, é um número considerado baixo. O problema é que dois destes acidentes ceifaram vidas”, disse. Ano passado, em Ribas do Rio Pardo, foram, 20 casos.
A Secretária Municipal de Saúde, Maryane Hirahata, explicou que a ação realizada nesta sexta-feira (6) foi uma capacitação com a temática Escorpião – prevenção de acidentes e combate à proliferação, realizada pela Sesau, em parceria com a Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio do Ciatox.
Também houve uma palestra com o Médico Sandro Benites, que, junto com Isaías Pinheiro, foram trazidos a Ribas pelo Coordenador Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e do Ciatox, o engenheiro sanitarista e ambiental Karyston Adriel Machado da Costa. Todos os animais peçonhentos, em especial o escorpião, foram abordados.
Participaram do evento profissionais da saúde, representantes das unidades escolares, demais funcionários das Secretarias Municipais e comerciantes locais. “A partir desta formação, os ouvintes ficaram aptos a atuarem como multiplicadores do assunto nos seus meios de convívios – sejam eles familiares ou no ambiente de trabalho”, explicou a Secretária Maryane Hirahata.