Projeto ecológico de escola de Três Lagoas é semifinalista de premiação nacional

Iniciativa foi selecionada entre as 20 melhores de todas as 2.348 inscritas no "Solve for Tomorrow"

Foto: Divulgação

Professores e alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Ponce de Arruda, de Três Lagoas, foram selecionados para a semifinal do Prêmio Solve for Tomorrow, iniciativa que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos por estudantes de escolas públicas de todo o País.

Anna Luiza Roque de Souza, Lara Marcos Gomes Baiochi, Nicollas William Andrade Tavares, Victor Shoity Takemiya Murata e os professores Eurípedes Silva Junior e Flávio Soares de Queiroz Júnior desenvolveram proposta que prevê catalogar a flora local, em um catálogo físico, a partir de técnicas de herborização, com a finalidade de desenvolver uma linha do tempo e identificar algumas características da vegetação da região.

“A equipe espera documentar o máximo de material possível, de forma a estudar a flora da região entendendo sua diversidade, se existe alguma espécie correndo risco de extinção e o possível surgimento de novas espécies. Com o projeto, a equipe também espera investigar se as espécies encontradas são pertencentes à flora local, ou ainda se o efeito da urbanização, por exemplo, foi um fator que contribuiu para o ‘desaparecimento’ de algumas espécies. Assim, sendo este último verdadeiro, será possível trabalhar para minimizar o panorama encontrado a partir do plantio de espécies pertencentes à região”, explicou o professor orientador e mentor do projeto, Flávio Soares de Queiroz.

Além do projeto avaliar medidas para proteger o ecossistema, também poderá ser utiliuado como base para ensinar sobre ecologia nas salas de aula.

O primeiro passo para a construção do protótipo é a coleta do material, que inclui flores, folhas e frutos. Posteriormente, será realizada a herborização, um processo que consiste em prensar o material e secá-lo para que seja realizado um estudo de sua estrutura.

“Estar entre os 20 melhores projetos significa que ele tem aspectos inovadores, pois criar um catálogo físico (herbário) e uma estufa de baixo custo é possível para qualquer pessoa que se propõe a ler, estudar e construir”, comentou o orientador.

Para Flávio Soares de Queiroz, a importância social do projeto está na promoção do resgate e do fortalecimento das tradições e da cultura daquela região.

“O herbário é um recurso valioso que auxilia na compreensão da flora de uma determinada área, pois permite a catalogação constante, ou seja, um documento vivo,  que mostra a composição florística de uma região que se altera ao longo do tempo, seja pela intervenção do homem ou por eventos naturais”, destacou.

A proposta foi selecionada entre as 20 melhores de mais de 2.300 inscritas no Solve For Tomorrow.

“É importante para dar visibilidade à escola e ao ensino público no estado do Mato Grosso do Sul, inspirando outros professores e toda a comunidade escolar da região. Essa conquista é uma injeção de ânimo para nós. Estamos muito felizes com esse reconhecimento”, finalizou Queiroz.

Sobre a iniciativa

O “Solve For Tomorrow” é um prêmio da Samsung para incentivar o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos e premiar estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas em todo o Brasil.

Realizado anualmente, o prêmio abre inscrições no início de maio, e seleciona os vinte melhores projetos, os “semifinalistas”, para receber mentorias. As mentorias, ministradas por especialistas vinculados à iniciativa, são ministradas de 15 de agosto a 29 de setembro, em formato remoto.

No dia 9 de outubro, serão divulgadas as 10 equipes finalistas, que passam a receber mentorias presenciais até o dia 22 de novembro.

Entre os dias 16 e 20 de novembro, é aberta votação para o Júri Popular. Em 27 de novembro, os finalistas apresentam os projetos para uma banca julgadora, e o resultado é divulgado no dia 28 de novembro.

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.
Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.
Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e, eventualmente, parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e, eventualmente, parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido sem fio da Samsung. As escolas das equipes vencedoras pelo Júri Popular também serão premiadas com 1 (um) projetor da Samsung, além do troféu.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com 1 (um) projetor da Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. A escola responsável pelo projeto vencedor nacional em 1º lugar receberá também 3 (três) notebooks Samsung.

1º lugar:  1 smartphone Samsung + 1 smart TV Samsung + 1 fone de ouvido sem fio da Samsung para cada aluno da equipe vencedora.

2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.