
Seguem até o dia 24 de julho, as inscrições para o Processo Seletivo para Diretor e Diretor-Adjunto das escolas do Município. A Resolução sobre os Critérios de Mérito e Desempenho foi publicada no Diário Oficial no último dia 21.
Para participar da seleção é necessário comprovar tempo mínimo de três anos de efetivo exercício na Rede Municipal como Professor, Gestor ou Especialista em Educação; Serem portador do diploma de Pedagogia ou possuírem Especialização em Gestão Escolar com carga horária de no mínimo 360 (Trezentas e sessenta horas); Não estar em processo de readaptação por problemas psicológicos; Ter disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho conforme as necessidades das unidades escolares, Rurais ou Urbanas (dedicação exclusiva); Não poderá concorrer professores cedidos para outras secretarias, instituições e ou pertencerem a outra Rede de Educação.
Professores que estejam respondendo a inquérito administrativo ou tenha sofrido sanções disciplinares nos últimos cinco anos ficam impedidos de participar da seleção.
Após a inscrição, o candidato passará por uma formação continuada específica para o cargo de Diretor e Diretor-Ajunto com duração de 24 horas, no qual deve-se atingir 100% de presença, sob pena de eliminação.
A prova escrita será aplicada no dia 23 de setembro, das 8h às 11h, na escola Antônio Henrique Filho, onde também será feita a entrega do Plano de Trabalho e Carta de Intenção em Envelope identificado pelo Candidato.
O Processo Seletivo contará com banca examinadora composta por dois Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, um Representante do SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores de Educação), um Representante do CME (Conselho Municipal de Educação), um Representante do Conselho do FUNDEB (Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica), um Psicólogo e um Assistente Social da rede.
A Banca Examinadora terá um dia para análise do Plano do Trabalho e mais dois dias para a entrevista e apresentação do Plano e carta de Intenção do candidato. Os aprovados nas fases anteriores passarão por um pleito eleitoral, tendo direito a voto: os professores em exercício, os funcionários administrativos em exercício na Rede Municipal de Ensino e os Presidentes das APMs.
Os aprovados no Processo Seletivo para Diretor e Diretor Adjunto, farão parte do quadro de servidores e serão nomeados por ato do chefe do poder executivo, conforme necessidade da Rede Municipal.
Cronograma da seleção – 24 a 28/07 – Período de inscrição; 01/08 – Publicação da lista dos inscritos na Imprensa Oficial e site do Município; 25 e 26/08 – Formação continuada com duração 12 horas na E. M. Arthur Hoffig; 1 e 02/09 – Formação continuada com duração 12 horas na E.M. Arthur Hoffig; 23/09 – Prova escrita na E. M. Antônio Henrique Filho e entrega do Plano de Trabalho e Carta de Intenção em Envelope identificado pelo Candidato; 28/09 – Publicação da lista de notas da prova na Imprensa Oficial e site do Município; 02/10 – Recurso da notas publicadas; 06/10 – Reunião da Banca Examinadora para análise e conhecimento prévio do Plano de trabalho e Carta de Intenção; 9 e 10/10 – Banca Examinadora, Entrevista, apresentação do plano e Carta de Intenção; 21/10 – eleição no Anfiteatro Ramez Tebet(Praça Central) e Contagem de votos das 13h às 14h; 24/10 – Publicação do resultas da eleição na Imprensa Oficial e site do Município; 26/10 – Recurso do resultado da eleição; 30/10 – Resultado final do Processo Seletivo publicado na Imprensa Oficial e site do Município.