Com baixa adesão, Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Influenza acaba hoje (3)

Das 11.584 pessoas esperadas para receber a vacina contra o Sarampo, apenas 3.377., já para a Influenza, apenas 16.222 dos 27.657 de todos os grupos prioritários.

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra Sarampo e Influenza encerra nesta sexta (3), registrando baixa cobertura em Três Lagoas. Das 11.584 pessoas esperadas para receber a vacina contra o Sarampo, apenas 3.377. Em relação a vacina contra Influenza, o resultado foi um pouco melhor, 16.222, mas ainda longe da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que buscava 27.657 vacinados dentro de todos os grupos prioritários.

De acordo com dados da Coordenação da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram imunizados 2.391 crianças, 967 trabalhadores da saúde e 19 adolescentes e adultos, totalizando 28,66% de cobertura vacinal.

Já contra a Influenza, foram vacinados 7.726 idosos, 424 gestantes, 25 puérperas, 2.841 crianças e 2.269 trabalhadores da saúde. 2.937 doses foram aplicadas no restante dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde, somando 46,6%.

O motivo da baixa adesão, segundo a coordenadora de Imunização, Humberta Azambuja, foi a vacinação contra a Covid-19, que acabou deixando as pessoas desatentas para essas outras que já eram rotina.

O fortalecimento do discurso antivacina também prejudicou, disse a coordenadora que aproveitou para reforçar a importância da vacinação. “As vacinas são seguras e, principalmente para crianças, são obrigatórias. Além disso, somente com todos imunizados que conseguimos controlar doenças em geral, pois são elas as nossas barreiras contra surtos e até mesmo pandemias”, pontuou.

“Não temos informação ainda se a campanha irá continuar depois do prazo final que é dia 03, por isso, todos que fazem parte dos grupos prioritários devem respeitar o prazo e tomar o imunizante e garantir que essas doenças não saiam do controle”, explicou Humberta.

Locais de Vacinação

Unidades de Saúde – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

USF Saúde na Hora (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova) –  de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.