À véspera de encerrar regularização, nem metade dos jovens de MS aptos a votar emitiram título

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade dos jovens de 16 e 17 anos aptos a votar emitiram o título eleitoral.

Com já veiculado pelo Correio do Estado, apenas 11 mil dos 25 mil jovens estão com os títulos em mãos, ou seja, 43,52%.

O prazo para qualquer forma de regularização do título eleitoral vence nesta quarta-feira (04).

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude esteve apoiando a campanha do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) de incentivo ao voto de jovens.

Desde a publicação da Constituição Federal de 1988, foi estabelecido o voto facultativo para os jovens maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

Desse modo, os jovens têm sido incentivados a emitir o título, mesmo o voto não sendo obrigatório para o grupo com menos de 18 anos.

Durante o ano de 2022, ações com a distribuição de cartazes, releases e posts nas redes sociais têm sido realizadas com incentivo ao voto.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Leal, é importante que o jovem exerça a cidadania.

“O voto é facultativo, mas temos uma pesquisa que mostra que os jovens têm cada vez menos interesse em participar do processo eleitoral, é importante mobilizar essa juventude para que tire o seu título e possa participar dos processos eleitorais”, destaca.

Ainda segundo Ian, a questão vai além das eleições, pois só podem participar de processos decisivos os jovens que possuírem o título, a exemplo de plebiscitos.

Já para a servidora de Justiça Eleitoral Kênia Alves, o que mais causa desinteresse é o jovem não se ver representado pelos políticos.

“Os jovens se interessam por assuntos que impactam diretamente à sua vida, por exemplo, eles querem políticas voltadas para eles, para o desempenho da economia, oportunidade de trabalho, igualdade de gênero e a agenda climática”, disse.

Eleições 2022

A eleição neste ano ocorrerá no dia 2 de outubro. Aqueles que estiverem com o título regularizado vão poder votar para definir quem vai ocupar os cargos de presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

A campanha já foi repercutida por artistas dentro e fora do Brasil. Com a mobilização, houve um aumento de mais de 440 mil novos eleitores entre 15 e 18 anos somente no mês de março de 2022, em território nacional. Entretanto, o número ainda é baixo.

O passo a passo para emitir o título está disponível neste link aqui.