Associação luta por indenização de R$ 200 milhões para vítimas da Covid-19 em Dourados

Entidade entrou com ação judicial contra a União alegando má gestão do presidente Jair Bolsonaro

Crédito: Aline Massuca

A Associação Brasileira das Vítimas da Covid-19 (Abravico) entrou na justiça solicitando indenização de R$ 200 milhões da União, pelas vítimas da doença em Dourados.

A ação foi distribuída na 1ª Vara Federal de Dourados. Conforme a petição inicial, a Associação alega má gestão do presidente da República durante a pandemia, que culminou com milhares de mortes.

“A política negacionista do Governo Federal experimentada na campanha supracitada endereçou a determinadas camadas da população um convite para manter o processo de crescimento econômico às custas das possíveis mortes provocadas pelo novo coronavírus”, diz um trecho do processo.

O presidente da Abravico, José Mauro Quijada, disse que aguarda os despachos da justiça.

“Ingressamos contra a União, caso a Justiça decida que a ação tem que ser diretamente contra o presidente Jair Bolsonaro, faremos. Estamos aguardando as movimentações da justiça. Ajuizamos a ação no dia 4 de fevereiro. Estive na terça-feira na inauguração do memorial das vítimas de Covid no Congresso, junto aos senadores, para inaugurar. Estou retornando agora para Mato Grosso do Sul”, disse Mauro.

Na ação, a Associação cita o ‘kit covid’ defendido pelo governo federal, com medicamentos que não oferecem tratamento contra a Covid, como a cloroquina. A demora na aquisição de vacinas também é citada na ação, bem como a falta de oxigênio no país no pico da pandemia.

Segundo a ação, o valor total da ação será dividido entre entidades e projetos destinados para pessoas com Covid, familiares das vítimas, sobreviventes da Covid que ficaram com sequelas e também para crianças órfãs que perderam os país para a doença.