
Com mais de R$ 56 milhões destinados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o Hospital Regional Magid Thomé, de Três Lagoas, está previsto para ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2022. O local, que atenderá toda a região do Bolsão, já está com 87% dos 3,6 mil equipamentos comprados, incluindo 88 macas hospitalares que chegaram na última semana.
Além das camas, já foram comprados aparelhos de ressonância nuclear magnética, tomografia, Raio-X, ultrassom e arco cirúrgico, todos adquiridos com R$ 36,6 milhões destinados pelo Ministério da Saúde.
“Estamos mobiliando o hospital que vai proporcionar o atendimento de qualidade que a população precisa. Queremos entregar o quanto antes essa unidade que será referência na região”, disse o governador Reinaldo Azambuja.
O hospital conta com área construída de 15.687,00 m², dividida em quatro blocos setorizados, mais anexos, em uma área total de 26.466,28m². O bloco A será destinado aos serviços de emergência e urgência, psiquiatria, diagnóstico, tomografia, ressonância magnética, Raio-X e ultrassonografia.
No Bloco B funcionará a farmácia, hemodinâmica, diretoria, coordenação, pediatria, alojamento, enfermaria, isolamento, elevador e escada de acesso para o bloco A e casa de máquinas. No Bloco D serão instaladas lavanderia, cozinha e vestiários.
A estrutura também terá ambulatórios, leitos, centro cirúrgico, auditório, salas de aulas, laboratórios, esterilização e área técnica dos equipamentos de climatização do centro cirúrgico.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, “o objetivo principal era dar celeridade a todos os grandes empreendimentos do Estado, entre eles, os da saúde, principalmente, diante do atual cenário”, disse.
Para o prefeito Angelo Guerreiro, o momento é de grande alegria e fruto de um trabalho em conjunto. Em um vídeo em suas redes sociais, Guerreiro disse que o hospital é esperado por todos e já era para estar em funcionamento, mas não foi possível por conta de adequações necessárias por conta da pandemia. “Em breve nosso hospital estará de portas abertas para salvar vidas”, comemorou.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha (Segov), que esteve na semana passada vistoriando o local, junto com Geraldo Resende (SES) e foi o responsável pela proposta de lei de denominação do local, “este hospital será uma referência para todo MS e vai cuidar da população de toda essa região. O governador nos deu ordem para que no primeiro semestre deste ano esteja de portas abertas”, disse.
Além da população de Três Lagoas, as cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria também serão beneficiadas com os serviços de média e alta complexidade.